Esporte

GAS mira 2026 com elenco majoritariamente roraimense após bicampeonato

O Grêmio Atlético Sampaio (GAS), atual bicampeão roraimense, já vive clima de 2026. Em entrevista ao programa Mete Bronca, apresentado pelo jornalista Romano dos Anjos, na TV Imperial, dirigentes do clube detalharam o início da preparação e avaliaram o momento do futebol local, que terá campeonato com 10 clubes a partir de 24 de janeiro. A disputa contará com transmissão ao vivo da emissora.

O presidente Jander Cavalcante disse que o clube acelerou o planejamento logo após a reunião que definiu o calendário da próxima temporada. Conforme ele, o mercado local está em ebulição, com os times reforçando suas estruturas para encarar um estadual mais competitivo.

“A gente já está bem movimentado depois da reunião que saiu agora. Os 10 clubes que vão participar da competição, o futebol roraimense deu uma chacoalhada já e o mercado da bola está bem movimentado e a gente já começa a nossa pré-temporada em dezembro, dia 27 de dezembro a gente já vai estar se reunindo. Passou o Natal, a gente vai trabalhar forte“, afirmou.

Jander destacou que o nível de organização dos clubes subiu e atribuiu parte desse avanço à gestão deixada por Samir Xaud, que agora é presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O futebol roraimense está um sarrafo muito alto e a gente está se readaptando a esse novo projeto que o próprio Samir deixou esse legado de muita organização. Hoje é muito satisfatório a gente trabalhar com futebol roraimense, sendo bem sincero. O futebol vem crescendo tanto na gestão dos nossos clubes, tanto os empresários que estão apoiando e isso tudo motiva a gente para estar seguindo nessa caminhada do futebol roraimense. Só agradecer essa galera que está abraçando e apoiando o futebol”, disse.

Elenco com 75% de atletas locais

O diretor de futebol do GAS, Borges Neto, reforçou que o bicampeonato ampliou a responsabilidade e que o clube não pretende abrir mão da sua principal marca, que, de acordo com ele, é a valorização de atletas do estado.

“A partir do primeiro momento que a gente teve o título, fica aquela responsabilidade de manter. A gente conseguiu o feito em 2024, sendo campeão, aí em 2025 bi-campeão. O sarrafo de atletas, o nível de atletas, a organização dos clubes aumentaram comparado a cinco atrás, aumentou muito. Temos o Monte Roraima hoje, que é a primeira safra do estado de Roraima, que aumentou seu investimento e, com isso, tirou os clubes do conforto.  A gente teve que se organizar mais ainda, trazer atletas de alto nível. Eu ainda tenho orgulho de dizer que o nosso time é o time que sempre dá o valor ao atleta roraimense”, disse.

Mesmo com a competitividade, o GAS seguirá apostando em jogadores de Roraima. A projeção é ter 21 atletas locais no elenco de 28, ou seja, cerca de 75% da equipe.

“A gente, hoje, no elenco, desde 2023, a gente sempre trabalhou com 50% dos atletas daqui de Roraima. Em 2026 não vai ser diferente. De 28 atletas, teremos 21 de Roraima, os famosos Macuxi. E a expectativa é muito grande”, afirmou Borges.

Disputa

A Federação Roraimense definiu a forma de disputa da competição em outubro deste ano. Dois grupos foram formados, com cinco clubes cada um.

No primeiro turno, os times jogam apenas dentro dos próprios grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, onde os confrontos são cruzados. Os lanternas de cada grupo ficam fora do segundo turno.

No segundo turno, cada chave passa a ter quatro clubes. Agora, eles enfrentam apenas os adversários do grupo oposto, e novamente os dois melhores de cada lado chegam às semifinais, outra vez de forma cruzada. Se um time vence os dois turnos, leva o título roraimense.

Não haverá disputa de terceiro lugar. A colocação ficará com o clube que somar mais pontos ao longo de toda a competição, excluindo campeão e vice.

A expectativa é que o campeonato dure 90 dias e termine em março.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

4 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

6 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

8 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

9 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

10 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

10 horas ago