Foto: Divulgação
Para promover a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência por meio de exercícios físicos, o Governo Federal lançou o aplicativo Accessercise. Primeiro app fitness do mundo voltado para PCDs, ele chega ao Brasil graças a investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 489 mil.
A iniciativa resulta de parceria com a Associação Nacional de Desporto para pessoas com Deficiência (ANDE) via captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tendo como gestora a Universidade Federal de São Paulo (FAP/Unifesp).
A versão do aplicativo em português reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos, assim como um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços paradesportivos. No Brasil, a versão é gratuita, o que promove saúde, autonomia e participação social.
Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo busca preencher a lacuna de recursos acessíveis no universo fitness. O nome vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês. O Accessercise está disponível no Brasil para download em português e, além disso, para usuários do programa de benefícios Wellhub.
“Graças ao apoio do Ministério do Esporte, o Accessercise será gratuito em nosso país, oferecendo exercícios adaptados, interação social e mapeamento de espaços acessíveis. Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso em tornar o paradesporto uma ferramenta de inclusão, saúde e autonomia para milhões de brasileiros. O esporte acessível é direito, é oportunidade e é transformação”, afirmou o secretário de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo.
Desenvolvido para intervenção junto a pessoas com deficiência em modelo síncrono e assíncrono na prescrição de exercícios físicos, o aplicativo permite que o usuário personalize o seu próprio treino, defina objetivos e registre os resultados dos treinos. Além disso, conta com uma biblioteca de exercícios e treinos que podem ser executados por diferentes deficiências.
“O lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que pessoas de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, destacou o presidente da ANDE, Erinaldo Chagas.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no Brasil 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que têm dificuldades para acessar o mercado de trabalho, e enfrentam diferentes barreiras para acessar o esporte. Assim, a plataforma surge como uma iniciativa inédita para democratizar o bem-estar e ampliar as oportunidades de inclusão.
O aplicativo Accessercise, versão em português, pode ser baixado nas lojas de aplicativos do Google Play e da App Store de forma gratuita
Fonte: Agência GOV
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos