Esporte

Jogos Escolares 2024: desfile de delegações, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais marcam abertura das competições

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Rede Municipal 2024 foi marcada por desfiles, apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica nesse sábado (21), na Vila Olímpica Roberto Marinho. O evento dá as boas-vindas aos participantes, numa atmosfera vibrante que inspira os pequenos atletas. Quase 3 mil alunos do 3o ao 6o ano deram a largada para a 3a edição do evento esportivo.

No período de 23 a 28 de setembro, os atletas mirins competem então em mais de 12 modalidades esportivas e recreativas, além das atividades paralímpicas. Durante a cerimônia de abertura, ocorreu a apresentação das delegações competidoras. De acordo com a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, além da diversão, as crianças desenvolvem habilidades durante as competições.

“Esse momento de integração é muito importante porque ele desenvolve todo o potencial motor da criança, mas também o cognitivo. As crianças, além de participar das competições, também se divertem, aprendem regras, convivem com o próximo e respeitam o outro. Todas as habilidades que serão desenvolvidas aqui formarão um cidadão melhor e é isso que essa sociedade precisa”, disse.

Jogos Escolares 2024
Os Jogos Escolares 2024
Jogos Escolares 2024

Celebração e entusiasmo

Mais de 338 servidores, entre professores de Educação Física, cuidadores, assistentes de aluno e gestores das escolas municipais de Boa Vista prepararam os alunos para as competições, distribuídas em diversas modalidades, como: atletismo, badminton, bocha, cabo de guerra, basquetebol, futsal, handebol, entre outras. Asafe Batista, 11 anos, aluno da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, é atleta dos Jogos pela segunda vez.

“Eu participei dos Jogos Escolares no ano passado e fiquei em quarto lugar no geral da modalidade badminton, mas não consegui premiação. Mas neste ano, eu vou ganhar a primeira colocação da minha modalidade e conquistar medalha. A gente treinou muito durante todo o ano para fazer bonito agora e vamos ganhar. Toda a nossa escola está bem treinada para competir”, contou.

Evento inclusivo

Importante iniciativa desportiva voltada para crianças com deficiência em idade escolar, os jogos paralímpicos promovem inclusão, assim como o desenvolvimento do desporto adaptado. Este evento proporciona um ambiente competitivo e inspirador, além de promover a saúde física, o evento desenvolve confiança, disciplina e espírito de equipe, contribuindo para a integração social e valorização da diversidade.

“Esta é a minha segunda vez nos Jogos Escolares. Ano passado eu fui campeão da Bocha e vou competir de novo em busca da minha segunda medalha, pois treinei muito. Hoje, eu participei do acendimento da tocha olímpica com outros colegas e estou muito feliz por esse momento, foi muito legal”, disse Gabriel Calebe, 10 anos, aluno com deficiência da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo.

Educação de Jovens e Adultos

Nesta edição dos jogos, 149 alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas urbanas, do campo e indígenas, participarão do evento esportivo. Os estudantes adultos disputarão nas seguintes modalidades: futsal, dama, dominó, tênis de mesa e voleibol. Todas as competições esportivas ocorrerão à noite, a partir das 19h no período de 25 a 27 de setembro.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Aluno do Centro de Iniciação Esportiva (CIEP) é medalhista nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife

O judoca Bruno Moura, de 14 anos, conquistou a medalha de bronze na competição nacional

47 minutos ago

Baliza: Polícia Civil prende casal em flagrante por receptação de celular

Roubo do aparelho ocorreu no dia 28 de agosto deste ano, com emprego de arma…

2 horas ago

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias

3 horas ago

Prefeitura de Boa Vista criou mais de 11 mil vagas na educação e vai entregar mais 10 escolas

Os bairros Pedra Pintada, Dr. Airton Rocha e Araceli estão entre os que ganharão novas…

19 horas ago

Mulher que perdeu bebê por falta de oxigênio na maternidade morre na UTI do HGR

Carmem Elisa foi transferida da maternidade para o HGR, após complicações no parto. Família denunciou…

20 horas ago

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

21 horas ago