Esporte

Jogos Escolares 2024: desfile de delegações, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais marcam abertura das competições

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Rede Municipal 2024 foi marcada por desfiles, apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica nesse sábado (21), na Vila Olímpica Roberto Marinho. O evento dá as boas-vindas aos participantes, numa atmosfera vibrante que inspira os pequenos atletas. Quase 3 mil alunos do 3o ao 6o ano deram a largada para a 3a edição do evento esportivo.

No período de 23 a 28 de setembro, os atletas mirins competem então em mais de 12 modalidades esportivas e recreativas, além das atividades paralímpicas. Durante a cerimônia de abertura, ocorreu a apresentação das delegações competidoras. De acordo com a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, além da diversão, as crianças desenvolvem habilidades durante as competições.

“Esse momento de integração é muito importante porque ele desenvolve todo o potencial motor da criança, mas também o cognitivo. As crianças, além de participar das competições, também se divertem, aprendem regras, convivem com o próximo e respeitam o outro. Todas as habilidades que serão desenvolvidas aqui formarão um cidadão melhor e é isso que essa sociedade precisa”, disse.

Celebração e entusiasmo

Mais de 338 servidores, entre professores de Educação Física, cuidadores, assistentes de aluno e gestores das escolas municipais de Boa Vista prepararam os alunos para as competições, distribuídas em diversas modalidades, como: atletismo, badminton, bocha, cabo de guerra, basquetebol, futsal, handebol, entre outras. Asafe Batista, 11 anos, aluno da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, é atleta dos Jogos pela segunda vez.

“Eu participei dos Jogos Escolares no ano passado e fiquei em quarto lugar no geral da modalidade badminton, mas não consegui premiação. Mas neste ano, eu vou ganhar a primeira colocação da minha modalidade e conquistar medalha. A gente treinou muito durante todo o ano para fazer bonito agora e vamos ganhar. Toda a nossa escola está bem treinada para competir”, contou.

Evento inclusivo

Importante iniciativa desportiva voltada para crianças com deficiência em idade escolar, os jogos paralímpicos promovem inclusão, assim como o desenvolvimento do desporto adaptado. Este evento proporciona um ambiente competitivo e inspirador, além de promover a saúde física, o evento desenvolve confiança, disciplina e espírito de equipe, contribuindo para a integração social e valorização da diversidade.

“Esta é a minha segunda vez nos Jogos Escolares. Ano passado eu fui campeão da Bocha e vou competir de novo em busca da minha segunda medalha, pois treinei muito. Hoje, eu participei do acendimento da tocha olímpica com outros colegas e estou muito feliz por esse momento, foi muito legal”, disse Gabriel Calebe, 10 anos, aluno com deficiência da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo.

Educação de Jovens e Adultos

Nesta edição dos jogos, 149 alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas urbanas, do campo e indígenas, participarão do evento esportivo. Os estudantes adultos disputarão nas seguintes modalidades: futsal, dama, dominó, tênis de mesa e voleibol. Todas as competições esportivas ocorrerão à noite, a partir das 19h no período de 25 a 27 de setembro.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

1 hora ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

2 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

3 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

4 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

4 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

5 horas ago