O judoca roraimense Endryw Henrique da Silva Malheiros, de 14 anos, conquistou o 1º lugar da Categoria Mirim +64kg nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024 neste sábado, 7. A delegação brasileira também foi campeã por equipes no evento, que acontece na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.
O atleta conquistou a vaga na disputa após subir no lugar mais alto do pódio na Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que aconteceu em Recife (PE) entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro.
Nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, Endryw competiu contra judocas de países como Peru e Venezuela, levando a melhor na final contra o atleta equatoriano Lysander Sanchez.
Com a conquista, Endryw tem vaga garantida no Campeonato Mundial Escolar, que deve acontecer na Sérvia em 2025. O adolescente revela que a vitória no Sul-Americanos é a realização de um sonho.
“Sempre quis representar o meu país e ainda mais trazer um ouro para ele. E a sensação de ser o melhor do seu país e do seu continente, a emoção de estar no pódio em primeiro lugar e escutar o hino nacional do seu país é surreal”, destacou o atleta.
Conforme o sensei Klinger Souza, treinador do jovem e proprietário da Dojo Kohai de Judô, essa foi a primeira vez que Roraima teve um representante na competição. Para ele, o sentimento é de orgulho.
“Sou um sensei realizado, porque um aluno que foi campeão brasileiro dos Jogos Escolares, campeão sul-americanos e campeão por equipes está vindo da Colômbia com duas medalhas de ouro em seu peito para mostrar: ‘eu cheguei, eu tenho o meu espaço, eu sei que posso chegar mais longe'”, disse.
Por Lara Muniz
Atividades de prevenção serão feitas em todo o país no próximo sábado
Projeto piloto tem início nesta quarta-feira, 11, no Rio de Janeiro
Casas serão construídas conforme cada bioma do país
Informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia
Lixões receberam 35% do total de RSUs gerados no país no ano passado
Mais de 5 mil indígenas foram beneficiados pela reabertura de sete polos base, que totalizam…