Esporte

Ministério do Esporte lança guia de atividades físicas para pessoas com TEA

O Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi lançado nesta quarta-feira (1º) durante cerimônia da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. O documento serve para nortear profissionais que atuam na linha de frente para esse público.

“Esse é um presente do Brasil para o mundo. Em junho tivemos a oportunidade de apresentar o Programa TEAtivo na ONU, durante Convenção dos Estados-Partes sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência da entidade. Esse é um trabalho feito a várias mãos, que hoje a gente lança, mas que daqui a alguns anos será referência no mundo inteiro”, acentuou o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo.

A presidente da Comissão do Esporte, deputada Laura Carneiro (PSD), ressaltou a relevância da publicação. “Aqui precisamos falar de inclusão. Embora não haja um número oficial, consolidado sobre quantas pessoas com TEA praticam atividade física, segundo algumas pesquisas acadêmicas a maioria delas pratica pouca ou nenhuma atividade física, por falta de acessibilidade ou preparo dos profissionais.”

Ela foi a autora do requerimento para a realização da cerimônia de lançamento. Na justificativa da proposta, Laura lembrou que o esporte tem um papel importante na inclusão desse grupo de pessoas na sociedade. No entanto, é necessária orientação e documentos científicos para nortear os profissionais.

“Esse foi um documento construído a partir da Secretaria Nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, em conjunto com Universidade Federal de Alagoas [UFAL], considerando as mais recentes evidências científicas sobre o tema, além da escuta a profissionais com reconhecida experiência na área.”

Guia

O texto do guia oferece orientações que possam implementar em diferentes contextos de intervenção. Ele abrange desde elementos conceituais básicos até instrumentos específicos de apoio à intervenção que poderão concorrer para a oferta de um atendimento eficiente e efetivo. O conteúdo inclui bases conceituais e benefícios das atividades físicas para pessoas com TEA. Além disso, o guia contém avaliação pré-intervenção e monitoramento de resultados, planejamento de intervenções e orientações gerais para promoção da atividade física.

Fonte: Ministério do Esporte

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

5 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

7 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

9 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

10 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

10 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

11 horas ago