Polícia

Associação Waimiri Atroari aceita proposta feita pelo governo federal para retomada de obras do Linhão do Tucuruí

A associação Waimiri-Atroari aceitou o acordo para o pagamento de compensação ambiental para a passagem do Linhão de Tucuruí em terras indígenas. A informação foi confirmada pela advogado da associação Harilson Araújo na noite desta quarta-feira (4).

Valores

De acordo com Araújo os valores divulgados pelo governo de Roraima não são os mesmos discutidos com os valores apresentados na contraproposta aos Waimiri Atroari pelo governo federal.

Tratativas

Conforme o advogado, a proposta foi aceita após dois dias de reuniões iniciadas durante esta semana, entre as lideranças das aldeias Waimiri Atroari. No entanto, para que as obras sejam de fato retomadas, os indígenas esperam que todos os acordos estabelecidos pelo governo federal e pela Transnorte Energia (TNE) sejam de fato cumpridos.

Aproximadamente 450 indígenas decidiram mudar por dar o seu aceite à contraproposta que foi apresentada pela TNE e pelo Governo Federal nos últimos meses. Os próximos passos então serão a redução a termo de compromissos que devem ser cumpridos com base na proposta que foi apresentada pela TNE e pelo Governo Federal.” explicou Araújo.

O Linhão

Roraima é o único estado do País que não recebe energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Governo Federal contratou a obra ainda em 2011, por meio de leilão, com previsão de término em 2015, mas não ocorreu. A obra chegou no Amazonas em 2013 e não prosseguiu para Roraima.

Para a conclusão, a linha precisava da aprovação dos Waimiri-Atroari, já que percorrerá mais de 120 km dentro da reserva indígena.

A obra

O empreendimento abrange 715 quilômetros de linhas de transmissão. Além disso, a obra está vinculada à Política de Defesa Nacional, pois envolve o interesse nacional e precisa respeitar processos ambientais e de consulta às comunidades indígenas residentes na região.

De acordo coma Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o investimento é de R$ 1,6 bilhão. Conforme o órgão, o grupo vencedor da licitação foi a Transporte Energia, consórcio formado pelas empresas Alupar e pela Eletronorte.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

90 comprimidos de êxtase são apreendidos na primeira noite de carnaval

Suspeitos tentaram fugir ao frear bruscamente e dar marcha à ré ao perceberem a aproximação…

1 hora ago

Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro

Indicação é beber dois litros de água por dia

3 horas ago

Carnaval: prevenção combinada é o caminho para uma festa segura

Infectologista destaca que o uso de profilaxias (PrEP e PEP) soma-se à vacinação e testagem…

5 horas ago

Monte Roraima enfrenta Tricolor Roraimense e Progresso joga contra Sampaio neste sábado, 14

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

6 horas ago

Investigado por homicídio e ocultação de cadáver no interior do Amazonas é preso em Roraima

Segundo informações, investigado pretendia deixar o país após matar a vítima com arma branca e…

16 horas ago

Empresário é investigado por posse irregular de duas armas de fogo

Ele não apresentou comprovantes de entrega de revólver e carabina após ter registros cancelado

18 horas ago