Um avião usado por garimpeiros foi destruído na Terra Yanomami em Roraima. Ação ocorreu no último dia 14. Conforme a a Força Aérea Brasileira (FAB), a ação foi em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A aeronave foi identificada enquanto fazia voo irregular pela região. Nesse sentido, ela pousou em uma área de garimpo, decolou novamente e deslocou-se para outra área de pouso. Contudo, os passageiros fugiram antes da chegada da polícia. Assim, os agente queimaram a aeronave.
A restrição a voos na área começou em fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023. No entanto, a FAB resolveu que ia manter o espaço aéreo Yanomami aberto de forma parcial até maio. Contudo, emitiu comunicado antecipado o fechamento.
A FAB abriu três corredores humanitários de voo. O objetivo era a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas. Elas estão nas áreas de garimpo ilegal por meio aéreo, segundo nota do Comando Operacional Conjunto.
Fonte: Da Redação
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual