Polícia

Cães que morreram em loteamento foram vítimas de doença viral e não de envenenamento, conclui investigação da Polícia Civil

A Polícia Civil de Roraima concluiu as investigações sobre a morte de seis cães no loteamento Colina Parque, na RR-205, registradas no início de dezembro deste ano. Após análise, ficou constatado que os animais foram vítimas de cinomose, uma doença viral altamente contagiosa, e não de envenenamento, como inicialmente suspeitado.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente recebeu depoimento dos tutores e de exame laboratorial coletado por um médico veterinário, onde foi detectada a doença.

“Como foram cerca de seis cães que vieram a óbito no local, e por se tratar de uma doença infectocontagiosa, aparentemente todos entraram em contato com o vírus e foram ocorrendo as mortes com o tempo, e não ao mesmo tempo, como a acreditávamos antes”, disse a delegada Maryssa Batista.

Prevenção

A cinomose é uma doença viral que pode causar graves sequelas ou até levar à morte dos cães, caso não tratada adequadamente. Para evitar casos como este, o escrivão de Polícia Civil e veterinário, Antônio Siqueira reforça a importância da imunização precoce.

“É fundamental iniciar o protocolo vacinal aos 45 dias de vida do animal, com a aplicação da vacina múltipla canina. Esse cuidado é a principal forma de prevenção”, explicou.

Ele também destacou a necessidade de atenção aos primeiros sintomas da doença, como apatia, febre e secreções oculares ou então nasais.

“Ao menor sinal de cinomose, essencial procurar um médico veterinário para iniciar um tratamento adequado. No entanto, importante esclarecer que a imunização completa é o que garante a proteção do animal”, alertou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

Pedido pode ser feito em cartórios eleitorais ou pela internet

11 horas ago

Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

Pesquisa mostra que desinformação afeta as grávidas brasileiras

13 horas ago

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

São 67.301 vagas para o 1º semestre e 44.867 vagas para o segundo

15 horas ago

Cidades e estados têm até dia 17 para aderir a pacto por retomada de obras do SUS

Gestores de estados e municípios devem acessar o InvestSUS e o Sismob para regularizar o…

16 horas ago

Ano de 2025 terá calendário astronômico repleto de fenômenos

Chuvas de meteoros, superlua e eclipses poderão ser vistos a olho nu

18 horas ago

Empresa fornecedora de reagentes para o Hemocentro aciona Ministério Público para receber mais de R$ 1 milhão em atraso

Na denúncia, a empresa afirma que já tentou negociação amigável e até mesmo o parcelamento…

1 dia ago