Foto: Divulgação/PCRR
A Polícia Civil de Roraima concluiu as investigações sobre a morte de seis cães no loteamento Colina Parque, na RR-205, registradas no início de dezembro deste ano. Após análise, ficou constatado que os animais foram vítimas de cinomose, uma doença viral altamente contagiosa, e não de envenenamento, como inicialmente suspeitado.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente recebeu depoimento dos tutores e de exame laboratorial coletado por um médico veterinário, onde foi detectada a doença.
“Como foram cerca de seis cães que vieram a óbito no local, e por se tratar de uma doença infectocontagiosa, aparentemente todos entraram em contato com o vírus e foram ocorrendo as mortes com o tempo, e não ao mesmo tempo, como a acreditávamos antes”, disse a delegada Maryssa Batista.
A cinomose é uma doença viral que pode causar graves sequelas ou até levar à morte dos cães, caso não tratada adequadamente. Para evitar casos como este, o escrivão de Polícia Civil e veterinário, Antônio Siqueira reforça a importância da imunização precoce.
“É fundamental iniciar o protocolo vacinal aos 45 dias de vida do animal, com a aplicação da vacina múltipla canina. Esse cuidado é a principal forma de prevenção”, explicou.
Ele também destacou a necessidade de atenção aos primeiros sintomas da doença, como apatia, febre e secreções oculares ou então nasais.
“Ao menor sinal de cinomose, essencial procurar um médico veterinário para iniciar um tratamento adequado. No entanto, importante esclarecer que a imunização completa é o que garante a proteção do animal”, alertou.
Fonte: Da Redação
A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…
Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…
São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…
Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima
Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…
Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos