Polícia

Dupla é indiciada por assassinato e tentativa de homicídio em região de garimpo no Amajari

A Polícia Civil concluiu as investigações e indiciou uma dupla, de 20 e 36 anos, pelas mortes de Jeferson Marcelo Alves de Souza e Tiago da Silva Nascimento e uma tentativa de assassinato contra um terceiro na região do garimpo do Santa Rosa, em Amajari, ao Norte de Roraima.

No dia 25 de setembro de 2024, as vítimas saíram de Boa Vista para Amajari, em direção a um garimpo. Conforme a Civil, os homens foram deixados por volta das 14h em uma vicinal e seguiram a pé até as margens do Rio Santa Rosa.

Durante a apuração do caso, uma das testemunhas relatou que os homens apenas iriam verificar a terra e retornariam em seguida. Uma pessoa informou que a vítima Jeferson, quando chegasse em um local com acesso à internet, entraria em contato com ela, no entanto, não obteve resposta.

Já no dia 1º de outubro, a Polícia Militar foi acionada após um parente da vítima receber uma ligação informando que havia ocorrido um tiroteio às margens do rio, local em que os homens estavam esperando para seguir até o garimpo, e que Jeferson e Tiago estariam desaparecidos.

No mesmo dia, os familiares de Jeferson seguiram em direção ao rio para comprovar se as informações recebidas eram verdadeiras. Ao chegarem ao local, encontraram a equipe do Corpo de Bombeiros e da PM, que já realizavam buscas desde o dia anterior, após acionamento por um indígena sobre um achado de cadáver na região da Ilha de Maracá, no Rio Santa Rosa.

Segundo um dos familiares, em conversa com um indígena local, ele soube que houve um tiroteio motivado por um possível roubo na região. A vítima Jeferson, que possuía joias, além de um celular Iphone 13 Pro Max, não teve seus pertences encontrados no local. Tiago também possuía um celular Iphone 15, que também não foi encontrado.

Os corpos foram removidos pela PM e Corpo de Bombeiros para Amajari e depois encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para identificação. Ainda de acordo com a Civil, o trabalho realizado por peritos odontolegistas foi de extrema importância para a identificação das vítimas, uma vez que quando os corpos foram encontrados já estavam em estágio de esqueletização.

As investigações

Diligências apontam que no dia 27 de setembro houve um conflito armado envolvendo dois indígenas, além de outros indivíduos não identificados, contra Jeferson, Tiago e a terceira vítima, em uma área de garimpo na região de Amajari. No confronto, Jeferson e Tiago foram mortos, enquanto um dos indígenas foi ferido, mas sobreviveu. A terceira vítima conseguiu escapar ileso.

No mesmo dia, o indígena deu entrada no hospital de Amajari com ferimentos de arma de fogo. Conforme o irmão do acusado, ele foi caçar nas proximidades do Rio Tiporem, ouviu disparos e percebeu que o irmão tinha sido alvejado, mas não conseguiu ver quem efetuou os disparos. Fato que coincidiu com declarações de pessoas que testemunharam o crime.

Para a polícia, a motivação do ataque dos indígenas contra as três vítimas não ficou exatamente clara. Mas deduziu dos elementos informativos colhidos que eles se sentiram ameaçados com a presença dos garimpeiros armados e resolveram atacá-los.

Após a conclusão da investigação, o inquérito foi encaminhado para apreciação e deliberação do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

44 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago