Polícia

Forças Armadas destroem aeronave e pista clandestina utilizadas pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami; veja vídeo

As Forças Armadas destruíram nesta quarta-feira, 18, mais uma aeronave na Terra Indígena Yanomami. A operação ocorreu por meio do Comando Operacional Conjunto Catrimani II.

O avião encontrava-se em condições de utilização, escondido na lateral da pista do garimpo de Noronha, região do Alto Uraricoera. Conforme as Forças Armadas, os agentes o descobriram após um extensivo vasculhamento na região com base em dados de Inteligência. A ação coordenada então resultou na inutilização de um importante meio logístico do garimpo ilegal, contribuindo para a proteção ambiental e da população indígena.

A operação foi viabilizada por meio de uma infiltração aeromóvel em ambiente de selva. Com a conjugação de meios do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), a atividade contou com efetivos de infantaria e engenheiros do Exército, transportados por uma aeronave H-60 Black Hawk, da FAB, demonstrando a interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil.

Trabalho de inteligência

O sucesso na ação foi possível após intenso trabalho de Inteligência, de sensoriamento de área, bem como levantamento de informações. Com emprego de recursos tecnológicos de imagens satelitais e da aeronave remotamente pilotada RQ 900, da FAB, a Inteligência então verificou a existência do avião monomotor usado pela estrutura do garimpo ilegal naquela região. Desse modo, o Estado-Maior Conjunto planejou a neutralização desse alvo com oportunidade e eficiência.

No curso da operação, ficou comprovada a movimentação recente no local. Além do avião escondido, foi verificada movimentação de garimpeiros, trilhas recém utilizadas, movimentos fluviais de fuga e trabalhos de manutenção na pista clandestina, confirmando seu uso recente em apoio logístico ao garimpo. Também foram apreendidos no local materiais como ferramentas, botijões de gás, galões de combustível e aparelhos celulares.

A estratégia coordenada, fruto de planejamento conjunto, contribuiu para a desestruturação do garimpo ilegal naquela região. Essa ação integrada ressalta o esforço das Forças Armadas, em apoio aos órgãos governamentais, para combater crimes ambientais e proteger a integridade da Terra Indígena Yanomami.

Confira o vídeo:

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

12 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

40 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

52 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

2 horas ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago