Polícia

Forças Armadas destroem aeronave e pista clandestina utilizadas pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami; veja vídeo

As Forças Armadas destruíram nesta quarta-feira, 18, mais uma aeronave na Terra Indígena Yanomami. A operação ocorreu por meio do Comando Operacional Conjunto Catrimani II.

O avião encontrava-se em condições de utilização, escondido na lateral da pista do garimpo de Noronha, região do Alto Uraricoera. Conforme as Forças Armadas, os agentes o descobriram após um extensivo vasculhamento na região com base em dados de Inteligência. A ação coordenada então resultou na inutilização de um importante meio logístico do garimpo ilegal, contribuindo para a proteção ambiental e da população indígena.

A operação foi viabilizada por meio de uma infiltração aeromóvel em ambiente de selva. Com a conjugação de meios do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), a atividade contou com efetivos de infantaria e engenheiros do Exército, transportados por uma aeronave H-60 Black Hawk, da FAB, demonstrando a interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil.

Trabalho de inteligência

O sucesso na ação foi possível após intenso trabalho de Inteligência, de sensoriamento de área, bem como levantamento de informações. Com emprego de recursos tecnológicos de imagens satelitais e da aeronave remotamente pilotada RQ 900, da FAB, a Inteligência então verificou a existência do avião monomotor usado pela estrutura do garimpo ilegal naquela região. Desse modo, o Estado-Maior Conjunto planejou a neutralização desse alvo com oportunidade e eficiência.

No curso da operação, ficou comprovada a movimentação recente no local. Além do avião escondido, foi verificada movimentação de garimpeiros, trilhas recém utilizadas, movimentos fluviais de fuga e trabalhos de manutenção na pista clandestina, confirmando seu uso recente em apoio logístico ao garimpo. Também foram apreendidos no local materiais como ferramentas, botijões de gás, galões de combustível e aparelhos celulares.

A estratégia coordenada, fruto de planejamento conjunto, contribuiu para a desestruturação do garimpo ilegal naquela região. Essa ação integrada ressalta o esforço das Forças Armadas, em apoio aos órgãos governamentais, para combater crimes ambientais e proteger a integridade da Terra Indígena Yanomami.

Confira o vídeo:

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

8 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

9 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

10 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

11 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

12 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

12 horas ago