Polícia

Forças Armadas destroem aeronave e pista clandestina utilizadas pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami; veja vídeo

As Forças Armadas destruíram nesta quarta-feira, 18, mais uma aeronave na Terra Indígena Yanomami. A operação ocorreu por meio do Comando Operacional Conjunto Catrimani II.

O avião encontrava-se em condições de utilização, escondido na lateral da pista do garimpo de Noronha, região do Alto Uraricoera. Conforme as Forças Armadas, os agentes o descobriram após um extensivo vasculhamento na região com base em dados de Inteligência. A ação coordenada então resultou na inutilização de um importante meio logístico do garimpo ilegal, contribuindo para a proteção ambiental e da população indígena.

A operação foi viabilizada por meio de uma infiltração aeromóvel em ambiente de selva. Com a conjugação de meios do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), a atividade contou com efetivos de infantaria e engenheiros do Exército, transportados por uma aeronave H-60 Black Hawk, da FAB, demonstrando a interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil.

Trabalho de inteligência

O sucesso na ação foi possível após intenso trabalho de Inteligência, de sensoriamento de área, bem como levantamento de informações. Com emprego de recursos tecnológicos de imagens satelitais e da aeronave remotamente pilotada RQ 900, da FAB, a Inteligência então verificou a existência do avião monomotor usado pela estrutura do garimpo ilegal naquela região. Desse modo, o Estado-Maior Conjunto planejou a neutralização desse alvo com oportunidade e eficiência.

No curso da operação, ficou comprovada a movimentação recente no local. Além do avião escondido, foi verificada movimentação de garimpeiros, trilhas recém utilizadas, movimentos fluviais de fuga e trabalhos de manutenção na pista clandestina, confirmando seu uso recente em apoio logístico ao garimpo. Também foram apreendidos no local materiais como ferramentas, botijões de gás, galões de combustível e aparelhos celulares.

A estratégia coordenada, fruto de planejamento conjunto, contribuiu para a desestruturação do garimpo ilegal naquela região. Essa ação integrada ressalta o esforço das Forças Armadas, em apoio aos órgãos governamentais, para combater crimes ambientais e proteger a integridade da Terra Indígena Yanomami.

Confira o vídeo:

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago