Polícia

Forças Armadas destroem pista de pouso clandestina durante Operação Sucuri na Terra Indígena Yanomami

A ação denominada “Operação Sucuri” realizada nos dias 7 e 8 de julho, contou com a participação da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Como resultado, desativou completamente uma pista de pouso em Cascalho Novo, nas proximidades da região de Kayanaú. O local é ponto estratégico para o garimpo.

A ação é um desdobramento da Operação Catrimani II, que tem o foco principalmente na desarticulação de atividades ilegais na Terra Indígena Yanomani (TY).

Logo após a destruição de um acampamento de garimpeiros, a pista de pouso clandestina foi alvo de interdição para o emprego de explosivos. Ao todo, as forças especiais utilizaram um volume de carga explosiva cinco vezes superior ao aplicado em operações anteriores, com o objetivo de dificultar qualquer tentativa de reparo por parte dos garimpeiros.

Logística da operação

O deslocamento das tropas e dos materiais empregados aconteceu com o apoio das aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil. No local do objetivo, a tropa realizou a infiltração por meio da técnica de descida de corda vertical, permitindo o desembarque ágil sem a necessidade de pouso da aeronave.

Como resultado, a operação comprometeu uma das principais rotas aéreas de apoio logístico ao garimpo ilegal naquela região. Sendo assim, aumentando o efeito das ações militares na Terra Yanomami e colaborando para o efetivo desmantelamento das atividades ilegais.

A inutilização da pista de “Cascalho Novo” representa um impacto significativo na logística do garimpo ilegal, que depende dessas estruturas para o transporte de equipamentos, combustível e insumos necessários às atividades de extração mineral.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública. Assim como as Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima. A ação que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago