Polícia

Forças Armadas destroem pista de pouso clandestina durante Operação Sucuri na Terra Indígena Yanomami

A ação denominada “Operação Sucuri” realizada nos dias 7 e 8 de julho, contou com a participação da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Como resultado, desativou completamente uma pista de pouso em Cascalho Novo, nas proximidades da região de Kayanaú. O local é ponto estratégico para o garimpo.

A ação é um desdobramento da Operação Catrimani II, que tem o foco principalmente na desarticulação de atividades ilegais na Terra Indígena Yanomani (TY).

Logo após a destruição de um acampamento de garimpeiros, a pista de pouso clandestina foi alvo de interdição para o emprego de explosivos. Ao todo, as forças especiais utilizaram um volume de carga explosiva cinco vezes superior ao aplicado em operações anteriores, com o objetivo de dificultar qualquer tentativa de reparo por parte dos garimpeiros.

Logística da operação

O deslocamento das tropas e dos materiais empregados aconteceu com o apoio das aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil. No local do objetivo, a tropa realizou a infiltração por meio da técnica de descida de corda vertical, permitindo o desembarque ágil sem a necessidade de pouso da aeronave.

Como resultado, a operação comprometeu uma das principais rotas aéreas de apoio logístico ao garimpo ilegal naquela região. Sendo assim, aumentando o efeito das ações militares na Terra Yanomami e colaborando para o efetivo desmantelamento das atividades ilegais.

A inutilização da pista de “Cascalho Novo” representa um impacto significativo na logística do garimpo ilegal, que depende dessas estruturas para o transporte de equipamentos, combustível e insumos necessários às atividades de extração mineral.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública. Assim como as Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima. A ação que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer no país

Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras

60 minutos ago

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

2 horas ago

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

3 horas ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

3 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

4 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

4 horas ago