Garimpeiros armados atacaram a base de fiscalização do Ibama localizada no rio Uraricoera na na Terra Indígena Yanomami. O caso aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (15).
Conforme o Ibama, o crime ocorreou em meio a chuva torrencial. Os criminoso avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos.
No local, houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Eles faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido. Além disso, cerca de três horas após o ataque, os garimpeiros passaram em alta velocidade pela base, em sentido contrário (rio abaixo), com quatro embarcações, uma delas rebocada.
Do mesmo modo, o Ibama solicitou apoio às Forças Armadas para reforçar a estrutura no local. A base de controle impedia desde 20 de fevereiro a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami. O ataque desta segunda-feira é o quinto contra agentes federais desde o início da retomada do território Yanomami. Nos locais em que o Ibama está presente houve redução de cerca de 80% da área desmatada para abertura de garimpos.
Fonte: Da Redação
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…