Governo Federal fez a milésima operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) no último sábado (13) desde a implantação da Casa de Governo, em fevereiro deste ano, na capital Boa Vista. A ação aconteceu na região de Palimiú.
As equipes destruíram equipamentos de mineração e apreenderam cerca de uma tonelada de cassiterita, 140 litros de combustível, uma antena Starlink e uma tesoura de corte. Além disso, um homem foi preso.
A partir da implantação da Casa de Governo, o objetivo prioritário é o combate à logística para acesso às riquezas da maior terra indígena do Brasil.
Desde o início dos trabalhos, o Governo Federal já apreendeu e inutilizou 18 aeronaves e mais de 72 mil litros de óleo diesel. Além de 467 motores, 54 antenas Starlink, 38 toneladas de cassiterita e 10.848 quilos de ouro. Nesse período, 59 pessoas foram presas.
A Casa de Governo é parte das ações do Governo Federal para os mais de 27 mil habitantes que vivem no território Yanomami. A atuação é para assegurar a retomada do modo de vida indígena, assim como o combate a ações ilícitas, como desmatamento e mineração ilegal.
A Casa de Governo promove a interlocução entre as esferas federal, estadual e municipal na execução de políticas públicas emergenciais e permanentes. A estrutura gerencia ações de órgãos como Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama, bem como de ministérios como Educação, Saúde, Povos Indígenas e Direitos Humanos.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…