Foto: Divulgação/Casa Civil BR
Governo Federal fez a milésima operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) no último sábado (13) desde a implantação da Casa de Governo, em fevereiro deste ano, na capital Boa Vista. A ação aconteceu na região de Palimiú.
As equipes destruíram equipamentos de mineração e apreenderam cerca de uma tonelada de cassiterita, 140 litros de combustível, uma antena Starlink e uma tesoura de corte. Além disso, um homem foi preso.
A partir da implantação da Casa de Governo, o objetivo prioritário é o combate à logística para acesso às riquezas da maior terra indígena do Brasil.
Desde o início dos trabalhos, o Governo Federal já apreendeu e inutilizou 18 aeronaves e mais de 72 mil litros de óleo diesel. Além de 467 motores, 54 antenas Starlink, 38 toneladas de cassiterita e 10.848 quilos de ouro. Nesse período, 59 pessoas foram presas.
A Casa de Governo é parte das ações do Governo Federal para os mais de 27 mil habitantes que vivem no território Yanomami. A atuação é para assegurar a retomada do modo de vida indígena, assim como o combate a ações ilícitas, como desmatamento e mineração ilegal.
A Casa de Governo promove a interlocução entre as esferas federal, estadual e municipal na execução de políticas públicas emergenciais e permanentes. A estrutura gerencia ações de órgãos como Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama, bem como de ministérios como Educação, Saúde, Povos Indígenas e Direitos Humanos.
Fonte: Da Redação
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…