Polícia

Homem em bicicleta elétrica é atingido por carro no bairro Centenário; veja vídeo

Um homem em uma bicicleta elétrica, foi atingido por um carro modelo Celta. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, na Avenida Parma, com a Rua Feutmann Gondim, no bairro Centenário, em Boa Vista.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o homem fazendo uma conversão para a esquerda sem obedecer o sinal da placa de Pare. O homem sofreu uma fratura na perna e também ficou com alguns arranhões.

Veja vídeo do socorro as vítimas:

Outro caso envolvendo bicicleta elétrica

No último fim de semana, a jovem, Ana Gabriela Correa, de 19 anos, morreu atropelada enquanto atravessava a Avenida Getúlio Vargas. Ela empurrava uma bicicleta elétrica enquanto ia para o trabalho.

Uma câmera de segurança registrou o acidente. Nas imagens, Ana aparece esperando alguns veículos passarem antes de entrar na via para atravessar com a bicicleta elétrica. Após alguns passos, o carro a atinge.

A jovem chegou a receber socorro até o Hospital Geral de Roraima (HGR), contudo, não resistiu aos ferimentos na cabeça. A vítima era mãe de uma criança de apenas um ano.

Registro

O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (DetranRR) divulgou um alerta para as mudanças nos registros de ciclomotores. Conforme a Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro das motos elétricas agora é obrigatório.

No caso de ciclomotores e motos elétricas, é necessário que esses veículos de duas ou três rodas, com motor de combustão interna ou elétrico, cilindrada máxima de 50 cm³ (centímetros cúbicos) e potência de 4KW, limitados à velocidade de 50 km/h, sejam registrados e licenciados como os demais veículos. Isso significa que precisam ser emplacados.

Esses veículos que estiverem sem o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), que foram adquiridos até 3 de julho deste ano e que estão circulando sem a placa terão até o dia 31 de dezembro de 2025 para serem regularizados.

Aqueles que adquiriram um ciclomotor elétrico após 3 de julho deste ano, e que já tenha homologação pelo fabricante ou importador junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já estão sujeitos à obrigatoriedade de emplacamento e posse de CNH na categoria A ou ACC.

Emplacamento

Para emplacar um ciclomotor que já tenha homologação pelo fabricante ou importador junto à Senatran, basta ir ao Detran-RR. O proprietário deve levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e nota fiscal do veículo.

De acordo com o Detran-RR, Essa medida visa regulamentar a circulação desses veículos de forma eficiente. E também garantir maior segurança para condutores e demais usuários das vias públicas.

O Detran-RR informou que os órgãos fiscalizadores poderão recolher os veículos que não estiverem devidamente registrados e emplacados.

Os proprietários de ciclomotores devem ficar atentos ao prazo estabelecido para realizar o registro de seus veículos, a fim de evitar possíveis penalidades.

Bicicletas elétricas

No caso das bicicletas elétricas, equipadas com motor elétrico auxiliar e limitadas à potência de 1000W e com velocidade máxima de 32 km/h, não é necessário registro e licenciamento.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

18 minutos ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

45 minutos ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

60 minutos ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

2 horas ago

Mais de 600 mil professores da educação básica deixarão de pagar Imposto de Renda

Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…

2 horas ago

Alistamento militar 2026 começa em 1º de janeiro

Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…

4 horas ago