Foto: Divulgação/ PCRR
Um homem foi preso em flagrante por estelionato digital envolvendo compras de centrais de ar-condicionado, em Boa Vista. A prisão ocorreu neste sábado, 12, no exato momento em que R.W.O.N., de 34 anos, recebia um novo equipamento adquirido utilizando o mesmo golpe com dados de terceiros.
A prisão do suspeito foi uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Roraima (PCRR), da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), assim como o Departamento de Inteligência (DERP) da Secretaria de Segurança Pública (SESP).
De acordo com o delegado Eduardo Patrício, a operação começou logo após uma empresa relatar que, no dia 28 de junho, foi vítima de um golpe envolvendo a venda de duas centrais de ar-condicionado de 12 mil BTUs.
A compra aconteceu por meio de link de pagamento enviado via WhatsApp. Porém, um dias após a entrega do equipamento, a empresa foi conferir a transação junto à operadora. Posteriormente constatou-se que o suspeito cancelou a transação, causando prejuízo à empresa.
“O suspeito tentou aplicar o mesmo golpe novamente. Desta vez, a empresa agiu com rapidez ao identificar o padrão da fraude e acionou imediatamente a polícia. Com base nas informações fornecidas, conseguimos realizar o acompanhamento tático e prender o autor em flagrante durante a entrega do novo produto”, detalhou o delegado.
Durante a abordagem, R.W.O.N. confessou o crime e revelou que já havia revendido os equipamentos adquiridos na ação anterior. Os aparelhos de ar-condicionado recuperados, tiveram a localização ainda na manhã deste sábado.
Conforme o delegado, as investigações continuam para identificar outros envolvidos, incluindo o responsável pelo fornecimento dos dados utilizados nas transações fraudulentas e possíveis receptadores dos produtos.
“A integração com o Departamento de Inteligência da SESP foi fundamental para o êxito da ação. Casos de estelionato digital têm crescido, e essa parceria entre as instituições tem sido importante para impedir novos golpes, preservar provas e responsabilizar os criminosos”, reforçou Eduardo Patrício.
O delegado destacou a importância da denúncia rápida e da colaboração entre empresas e órgãos de segurança para o enfrentamento desse tipo de crime.
“Fraudes envolvendo links de pagamento e dados de terceiros têm se tornado cada vez mais comuns. Orientamos que empresas adotem protocolos rígidos de verificação antes de concluir vendas realizadas por meios digitais. A checagem prévia pode evitar prejuízos e impedir que golpistas atuem com facilidade”, alertou o delegado Eduardo Patrício.
Fonte: Da Redação
Grupo firmou parceria com Studium Sport, garantindo novas contrações e treinamentos em ritmo acelerado para…
Campanha iniciou neste domingo, 14, pela Praia do bairro Caçari
Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese
Órgão estabelece um prazo de cinco dias para que a Pasta informe as medidas adotadas…
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…