O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari, denunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (31) que um jovem de 25 anos, da comunidade Homoxi, foi atacado no último domingo (30).
Conforme o relato, a vítima estava indo para um posto de saúde próximo à comunidade. De repente, garimpeiros alcoolizados o atingiram com três disparos de arma de fogo na mão e orelha. O jovem está em internado na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) do Surucucu.
“Essas são as marcas da violência dos garimpeiros dentro das comunidades Yanomami. É um retrato claro do que sofremos dentro de nossas casas, no meio da nossa família”, lamentou Hekurari.
Em ofício enviado à Superintendência da Polícia Federal (PF), o Condisi-YY destacou o receio de novos ataques contra a comunidade Homoxi. O local que conta com cerca de 120 indígenas.
“O clima após o ataque tem sido tenso, com ameaças de novos conflitos. E tendo em vista que hoje pela manhã já aconteceu um conflito por conta desse ataque contra o jovem indígena, assim faz-se necessário o envio de forças policiais para investigação do ocorrido e realizar a proteção da comunidade, com urgência”, ressaltou um trecho do documento.
Portanto, Júnior Hekurari afirmou que já comunicou autoridades como o Ministério Publico Federal (MPF) e PF e aguarda investigação do caso.
Anteriormente, no dia 2 de outubro, a Associação Indígena Hutukara divulgou um relato sobre a morte de um líder indígena de 46, anos e ferimentos em um adolescente de 15, durante um ataque de garimpeiros na Comunidade Napolepi.
Uma liderança afirmou que o ataque ocorreu de surpresa. Dessa forma, um grupo de mais de dez homens atirou contra cinco indígenas que estavam em uma tenda de comércio conhecida como “Dentinho”.
Fonte: Da Redação
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…