Polícia

Lobo Mau: Ministério Público e Polícia Civil participam de operação para desarticular rede criminosa de abuso sexual infantil

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Roraima, atuaram, na manhã quinta-feira, 31 de outubro, contra uma rede criminosa. A Operação Lobo Mau, foi deflagrada pelo GAECO de São José de Rio Preto e Polícia Civil de São Paulo.

Conforme o MPRR, a operação acontece em 20 estados e no Distrito Federal. O objetivo é a desarticulação de uma ampla rede criminosa envolvida na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. A rede é conhecida como CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Em Roraima, a ação realizou busca e apreensão de material contra um investigado. Os agentes, então apreenderam dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo que serão periciados.

De acordo com as investigações existe um número expressivo de criminosos que entram em contato com as crianças e adolescentes. Eles utilizam plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez, e até mesmo de sexo. A intenção é o consumo do material produzido e depois distribuição em grupos fechados de troca de mensagens. São eles: o Telegram, o Instagram, o Signal, bem como o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.

Além de Roraima, estão sendo cumpridos mandados no Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, assim como Sergipe. De acordo com o MPRR no total, são 94 mandados de busca apreensão e um de prisão.

As autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contínua, no combate a esse tipo de crime.

Lobo Mau

Operação Lobo Mau faz referência justamente ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la. Situação que é potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

5 minutos ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

1 hora ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

15 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

16 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

16 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

17 horas ago