Polícia

Lobo Mau: Ministério Público e Polícia Civil participam de operação para desarticular rede criminosa de abuso sexual infantil

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Roraima, atuaram, na manhã quinta-feira, 31 de outubro, contra uma rede criminosa. A Operação Lobo Mau, foi deflagrada pelo GAECO de São José de Rio Preto e Polícia Civil de São Paulo.

Conforme o MPRR, a operação acontece em 20 estados e no Distrito Federal. O objetivo é a desarticulação de uma ampla rede criminosa envolvida na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. A rede é conhecida como CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Em Roraima, a ação realizou busca e apreensão de material contra um investigado. Os agentes, então apreenderam dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo que serão periciados.

De acordo com as investigações existe um número expressivo de criminosos que entram em contato com as crianças e adolescentes. Eles utilizam plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez, e até mesmo de sexo. A intenção é o consumo do material produzido e depois distribuição em grupos fechados de troca de mensagens. São eles: o Telegram, o Instagram, o Signal, bem como o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.

Além de Roraima, estão sendo cumpridos mandados no Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, assim como Sergipe. De acordo com o MPRR no total, são 94 mandados de busca apreensão e um de prisão.

As autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contínua, no combate a esse tipo de crime.

Lobo Mau

Operação Lobo Mau faz referência justamente ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la. Situação que é potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

7 minutos ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

2 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

3 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

5 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

5 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

6 horas ago