Visita do MPF à T.I Pium - Foto: Divulgação/CIR
As lideranças da Terra Indígena Pium, região do Tabaio, município de Alto Alegre, receberam na manhã desta quarta-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) para verificar problemas ocasionados pela invasão de garimpeiros.
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) publicou a informação em suas redes sociais. Conforme os moradores e lideranças, os invasores estão destruindo a comunidade. Dessa forma, a vida de mulheres e crianças podem ter o futuro comprometido.
“Foi uma visita para o procurador ver de perto a nossa luta. De como nós estamos sendo massacrados pelos latifundiários, pelos plantadores de soja”, explicou uma das lideranças.
As próprias lideranças solicitaram a visita do MPF à Terra Indígena do Pium em audiência com o procurador Alisson Marugal, junto da assessoria jurídica do CIR.
Na oportunidade, o procurador averiguou algumas das 23 casas queimadas e uma parte do território ameaçado pelos invasores.
Além disso, conforme o CIR, o órgão providenciará um documento que relata as constatações de Alisson Marugal e encaminhará à Justiça Federal.
Fonte: Da Redação
Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família
Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza
Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…
Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado
Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…
Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…