Polícia

Número de roubos e furtos em Roraima aumentaram em 2021, aponta anuário

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de furtos e roubos em Roraima subiu em 2021. Nessa categoria, o fórum avalia o número de furtos e roubos de veículos, celulares, estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas e instituições financeiras.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza a pesquisa e utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Defesa Civil.

O número de roubos de celulares em 2021 foi de 1072, apresentando um crescimento de 111,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, estima-se que foram registrados 164,2 furtos para cada 100 mil habitantes.

Além disso, furtos de celulares, foram registrados 1145 casos no estado, um crescimento de 40,3% se comparado a 2020, e cerca de 175,4 furtos para cada 100 mil habitantes.

Somados, o número de furtos e roubos de celulares em Roraima totalizam 2.217, um crescimento de 67,7%, se comparado ao ano anterior.

Indo para o panorama nacional, o Brasil registrou 481.694 roubos e 365.619 furtos de celular em 2021.

O anuário também apresentou o número de roubos a estabelecimentos comerciais, que em Roraima, totalizaram 314 caso. Por outro lado, roubos a residências totalizaram 696 casos. Por fim, o número de roubo a transeuntes foi de 2002.

Ao todo, os roubos listados a cima, totalizam 3.506 casos, com um crescimento de 19,1%, se comparados com o ano anterior.

Mais dados

Na primeira matéria da série, o Roraima em Tempo reproduziu os números do Anuário de Segurança Pública que mostraram Roraima como o pior Estado em registros estatísticos de violência do país.

O anuário avaliou os dados fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou de Defesa Social de todos os estados brasileiros.

Dessa forma, Roraima ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.

O quesito pior avaliado pelo Fórum de Segurança Pública foi, sobretudo, a transparência das informações. Enquanto o Estado de São Paulo pontuou 19,80 e ficou em primeiro lugar, Roraima pontou 2,25.

Do mesmo modo, na segunda matéria, o Roraima em Tempo falou sobre o crescimento nos números de mortes violentas no Estado.

Nessa categoria, o Fórum avaliou o número de mortes em casos como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O número de casos em Roraima cresceu 5,8% em relação a 2020.

Já na terceira reportagem, foi abordado sobre as taxas de homicídios em Roraima. O estado apontou 8,3 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes em 2021. Esta é a maior taxa do Brasil. Além disso, o documento aponta que Roraima teve a segunda maior taxa de violência doméstica e quase dobrou o número de estupros de vulneráveis em comparação a 2020.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

15 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

16 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

17 horas ago