Polícia

Número de roubos e furtos em Roraima aumentaram em 2021, aponta anuário

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de furtos e roubos em Roraima subiu em 2021. Nessa categoria, o fórum avalia o número de furtos e roubos de veículos, celulares, estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas e instituições financeiras.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza a pesquisa e utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Defesa Civil.

O número de roubos de celulares em 2021 foi de 1072, apresentando um crescimento de 111,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, estima-se que foram registrados 164,2 furtos para cada 100 mil habitantes.

Além disso, furtos de celulares, foram registrados 1145 casos no estado, um crescimento de 40,3% se comparado a 2020, e cerca de 175,4 furtos para cada 100 mil habitantes.

Somados, o número de furtos e roubos de celulares em Roraima totalizam 2.217, um crescimento de 67,7%, se comparado ao ano anterior.

Indo para o panorama nacional, o Brasil registrou 481.694 roubos e 365.619 furtos de celular em 2021.

O anuário também apresentou o número de roubos a estabelecimentos comerciais, que em Roraima, totalizaram 314 caso. Por outro lado, roubos a residências totalizaram 696 casos. Por fim, o número de roubo a transeuntes foi de 2002.

Ao todo, os roubos listados a cima, totalizam 3.506 casos, com um crescimento de 19,1%, se comparados com o ano anterior.

Mais dados

Na primeira matéria da série, o Roraima em Tempo reproduziu os números do Anuário de Segurança Pública que mostraram Roraima como o pior Estado em registros estatísticos de violência do país.

O anuário avaliou os dados fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou de Defesa Social de todos os estados brasileiros.

Dessa forma, Roraima ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.

O quesito pior avaliado pelo Fórum de Segurança Pública foi, sobretudo, a transparência das informações. Enquanto o Estado de São Paulo pontuou 19,80 e ficou em primeiro lugar, Roraima pontou 2,25.

Do mesmo modo, na segunda matéria, o Roraima em Tempo falou sobre o crescimento nos números de mortes violentas no Estado.

Nessa categoria, o Fórum avaliou o número de mortes em casos como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O número de casos em Roraima cresceu 5,8% em relação a 2020.

Já na terceira reportagem, foi abordado sobre as taxas de homicídios em Roraima. O estado apontou 8,3 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes em 2021. Esta é a maior taxa do Brasil. Além disso, o documento aponta que Roraima teve a segunda maior taxa de violência doméstica e quase dobrou o número de estupros de vulneráveis em comparação a 2020.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Autônomo é preso suspeito de estuprar menina de 12 anos em Alto Alegre

Homem chegou a oferecer dinheiro para a vítima e ainda fazia ameaças caso ela relatasse…

11 horas ago

Governo Federal antecipa 13º de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio

Lula ainda firmou decreto que regulamenta mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões…

12 horas ago

Música no Mirandinha: Igarapé Musical retorna neste sábado, 5, em Boa Vista

Proposta do evento é que artistas iniciantes tenham oportunidade de se apresentar, com toda estrutura…

13 horas ago

Em três meses, Patrulha da Chuva retirou 480 mil toneladas de lixo de canais, valas, praias e rios em Boa Vista

Além da limpeza intensificada, 126 placas de alerta foram instaladas para combater o descarte irregular…

14 horas ago

Prefeitura de Boa Vista reforça fiscalização e combate a receptação de materiais furtados de espaços públicos

Ferros-velhos e depósitos de sucatas clandestinas são focos da operação que iniciou nesta quinta-feira, 3

15 horas ago