Polícia

Números divulgados pela PMRR mostram alto índice de criminalidade no interior de RR

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) divulgou balanço de prisões, apreensões, capturas, entre outros ocorridos no interior no 1º semestre desse ano. Os números mostram alto índice de criminalidade nos municípios.

O cálculo levou em conta os relatórios de ocorrências policiais atendidas em todo o interior do estado por meio das seis Companhias Independentes de Policiamento de Fronteira (Cipfron).

Dessa forma os policiais capturaram 45 foragidos e prenderam 236 pessoas em  flagrante. Além disso, conduziram 733pessoas para as delegacias de polícia. Do mesmo modo, tiraram 105 armas de circulação, sendo 34 armas de fogo e 71 armas brancas, mais 152 munições de diversos calibres.

Conforme a PMRR, ao longo dos seis primeiros meses deste ano, foram lavrados 1.185 Relatórios de Ocorrência Policial (ROP). Foram registrados também 23 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Drogas apreendidas e veículos recuperados no interior

A circulação de drogas também registrou números altos no interior de Roraima. Seno assim, as companhia apreenderam 298 invólucros de substâncias entorpecentes, sendo 110 de cocaína, 145 de maconha e 43 de Skunk. 

Os agentes recuperaram ainda 24 veículos com restrição de roubo e/ou furto e apreendeu outros 54 por irregularidades.

Anuário de Segurança Pública

No fim de junho, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou que Roraima é o 5º estado mais violento do país. O número de casos de mortes violentas registrados em Roraima em 2021, por exemplo, foi de 232. Comparando com 2020, o número é 5,8% maior.

Ao contrário de Roraima, os índices de mortes violentas no Brasil caiu 6,5% em relação ao ano anterior, registrando quase 3 mil mortes a menos. O anuário colhe os dados com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Civil.

Conforme o relatório Roraima também é o pior país quando se trata de fornecimento de informações. Assim, o estado ficou em 27º lugar em dados estatísticos.

Roubos e furtos em alta

Segundo dados do Anuárioo número de furtos e roubos em Roraima também subiu em 2021. Nessa categoria, o fórum avalia o número de furtos e roubos de veículos, celulares, estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas e instituições financeiras.

O número de roubos de celulares em 2021 foi de 1072, apresentando um crescimento de 111,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, estima-se que foram registrados 164,2 furtos para cada 100 mil habitantes.

Somados, o número de furtos e roubos de celulares em Roraima totalizam 2.217, um crescimento de 67,7%, se comparado a 2020.

O anuário também apresentou o número de roubos a estabelecimentos comerciais, que em Roraima, totalizaram 314 caso. Por outro lado, roubos a residências totalizaram 696 casos. Por fim, o número de roubo a transeuntes foi de 2.002 casos.

Ao todo, os roubos listados acima, totalizam 3.506 casos, com um crescimento de 19,1%, se comparados com o ano anterior.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

PF faz buscas em casa de suspeito de vender material com cenas de abuso sexual infantojuvenil em Boa Vista

Segundo investigações, homem oferecia material em grupo de mensagens

16 minutos ago

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

14 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

17 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

20 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

21 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

22 horas ago