A operação em combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami em Roraima, aprendeu 89 mil litros de combustíveis.
Os dados fazem parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgada nesta segunda-feira (27).
De acordo com o Ministério da Justiça, a operação chamada de ‘Guardiões do Bioma’ que teve inicio em agosto desse ano, ainda apreendeu na Terra Yanomami, 89 aeronaves, deixou 22 aviões incapazes para voo, fiscalizou 87 pistas clandestinas de pouso e prendeu 38 pessoas por relação com crime ambiental.
Ainda de acordo com Ministério da Justiça, a operação também apreendeu quase 30 mil quilos de minério, 850 munições e nove embarcações. Além de desativarem 10 10 balsas, 11 veículos, quatro tratores e 22 postos de combustíveis.
A ação por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), também apoiou a expulsão de não indígenas e garimpeiros da Terra Yanomami.
Conforme o Ministério da Justiça, a operação vai ganhar uma nova fase em 2022, no entanto o foco será no combate ao desmatamento.
A Terra Yanomami viveu uma série de ataques de invasores que exploram ilegalmente o ouro. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) enviou cerca de 10 ofícios, denunciando o caso entre maio e junho deste ano.
Conforme a Associação, os garimpeiros também usam gás lacrimogêneo e balas para ameaçar os indígenas. Em meio a esse cenário, entidades pressionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para ordenar a retirada dos invasores da região da Terra Yanomami.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Julgamento do recurso de Antonio Denarium está parado no Tribunal Superior Eleitoral há quatro meses…
A cada semana, cerca de 250 toneladas de lixo são removidas de aproximadamente 100 pontos…
2ª edição do Festival acontece no dia 19 de novembro, das 9h às 18h no…
Elas ficam mais de cinco horas diárias dedicadas às atividades da casa
Operação permitiu colher depoimentos de testemunhas e moradores locais
Acusada passou a persegui-lo em 2022, comparecendo em sua casa e lhe enviando diversas mensagens