Polícia

Operação da Polícia Federal mira pilotos e financiadores do garimpo ilegal na Terra Yanomami

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Buruburu. O objetivo da ação é desarticular parte da logística utilizada pelo garimpo na Terra Indígena Yanomami. Em especial, pilotos, assim como mecânicos de aeronaves, que atuariam na região.

Mais de 50 policiais cumprem 11 mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 19 mandados com medidas cautelares diversas da prisão. A PF cumpre os mandados nos estados de Roraima, Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, houve ainda a determinação do bloqueio de quase R$ 308 milhões dos investigados.

As investigações tiveram início no começo deste ano, após um levantamento identificar quase uma dezena de aeronaves recorrentes em investigações contra o tráfico de drogas e o garimpo ilegal pertencerem a um mesmo empresário. Este seria proprietário de mais de 10 processos minerários na Agência Nacional de Mineração.

A organização criminosa investigada se dividiria em 4 núcleos. Um responsável por financiar as atividades de garimpo ilegal na TIY e outro por “esquentar” os minérios retirados ilegalmente. Um terceiro seriia integrado pelos pilotos e, por fim, o último cuidaria da manutenção e recuperação das aeronaves utilizadas nos crimes.

Conforme a PF, o inquérito indica que a estrutura de aeronaves e logística utilizada pelo garimpo ilegal seria compartilhada para a prática de outros crimes, inclusive o tráfico de drogas, de forma que vários investigados já possuem passagens por este e outros crimes, como o de integrar facções criminosas.

Além dos 33 alvos da operação de hoje, o inquérito apura o envolvimento de mais 36 suspeitos, dessa forma, totalizando 69 investigados entre pilotos, mecânicos e empresários financiadores dos crimes.

O nome da operação faz alusão à onomatopeia de como indígenas Yanomami se referem a aeronaves quando as veem.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

5 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

9 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

9 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

11 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

11 horas ago