Polícia

Operação embarga 16 aeródromos ilegais e apreende 14,3 toneladas de cassiterita

A Policia Rodoviária Federal (PRF) e agentes do IBAMA realizaram no período de 23 de março a 04 de abril a operação de fiscalização em aeródromos (pistas de pouso e decolagem). Essas áreas serviam para apoio aos garimpos localizados na Terra Indígena Yanomami (TI Yanomami).

De acordo com a PRF, as equipes identificaram e embargaram 16 aeródromos .Além disso, apreenderam 8.720 litros de combustível de aviação e 14,3 toneladas de minério de cassiterita. Além disso, localizaram 5 armas de fogo e 84 munições, 1 trator, 1 motocicleta, R$ 5.000 e 871 kg de alimentos.

Nesse sentido, os agentes acharam duas aeronaves com prefixos adulterados, adaptadas ao transporte de suprimentos para garimpos. Além de aplicação de autos de infração pelo IBAMA que totalizam R$ 12,6 milhões.

Após o controle do acesso às TI, em especial a Terra Indígena Yanomami, via rio Uraricoera e rio Mucajaí, o modo aéreo passou a ser a principal forma de transporte de suprimentos aos garimpos. Os garimpeiros ilegais utilizam as aeronaves para a retirada dos minérios extraídos ilegalmente dessas áreas.

Operação da PRF e Ibama nas pistas ilegais

A fiscalização das equipes ocorreu por meio de aeronaves e viaturas utilizadas para incursões na zona rural dos municípios de Iracema, Campos Novos, Mucajaí e Alto Alegre. O objetivo era identificar os aeródromos ilegais que atualmente estão sendo utilizados em apoio aos garimpos.

Conforme o artigo 10 da Lei 6.938/1981, os aeródromos necessitam de cadastramento no Cadastro Técnico Federal (CTF). Essas áreas são consideradas atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais.

Do mesmo modo, as pistas necessitam de autorização do órgão específico que regula sua atividade, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) regulamenta a distribuição e armazenamento de combustível de aeronaves.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

10 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

12 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

13 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

14 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

15 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

16 horas ago