Polícia

Operação Estocolmo resgata adolescente no interior do Amazonas mantida em cárcere por três anos pelo ex-padrasto

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou a Operação Estocolmo que prendeu temporariamente um investigado, de 49 anos, pelos crimes de sequestro e estupro de vulnerável. O suspeito, ex-padastro da vítima, foi capturado no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, neste sábado, 24.

De acordo com o delegado, Matheus Rezende, o caso iniciou em julho de 2022, quando o homem retirou a adolescente do convívio familiar. Na época, a moça tinha apenas 13 anos de idade. Dessa forma, a família não soube de nenhuma informação por três anos.

Diante dessa situação, a família registrou um boletim de ocorência, inicialmente, por desaparecimento. Após diligências e buscas, em 2023 instauraram inquérito policial para apurar os crimes de sequestro, cárcere privado e estupro de vulnerável.

Mesmo com o passar do tempo, as investigações não pararam. Apenas no final de 2025, a vítima restabeleceu contato pontual com familiares, informando que estaria residindo no interior do Amazonas.

Durante o trabalho investigativo, identificaram que a linha telefônica utilizada pela adolescente estava cadastrada em nome do próprio investigado, reforçando os indícios de controle e vigilância. Assim, a partir de diligências técnicas e ações de inteligência, as equipes chegaram à localização exata do suspeito e da vítima.

“A representação pela prisão temporária se deu diante de elementos que indicavam não apenas o risco de fuga, mas também a possibilidade de influência psicológica do investigado sobre a vítima, o que poderia comprometer a investigação”, detalhou o delegado.

Prisão em Presidente Figueiredo

Equipes da PCRR deslocaram-se até o município de Presidente Figueiredo, onde localizaram a casa em que o suspeito morava. Por consequência da Operação, os agentes retiraram a vítima do controle do homem.

Então, encaminharam a adolescente até Boa Vista, acompanhada de uma conselhereira tutelar, para a realização dos procedimentos de proteção, acolhimento e atendimento necessários.

As apurações apontaram que a adolescente vivia em situação de extrema vulnerabilidade, sem documentação civil, afastada da escola desde 2022 e submetida a isolamento social. O que, segundo o delegado, evidencia uma situação típica de cárcere privado prolongado.

Matheus Rezende lamentou o histórico de vida marcado por sucessivas situações de violência enfrentadas pela adolescente. Segundo ele, ainda na infância, aos cinco anos de idade, um avô de consideração violentou sexualmente a menina. O caso que resultou na condenação do autor.

Operação Estocolmo

O nome Operação Estocolmo faz referência ao contexto de controle emocional e psicológico identificado ao longo das investigações. “Observamos um quadro de dependência emocional e isolamento social, em que a vítima passou a normalizar a situação vivenciada, o que reforça a gravidade do caso”, explicou Matheus Rezende.

O investigado foi apresentado a uma delegacia em Presidente Figueiredo, onde será apresentado, neste domingo, na Audiência de Custódia. O delegado Matheus Rezende representará, posteriormente, pelo recambiado do investigado para Boa Vista.

Fonte: Da Redação

Tiago Côrtes

Recent Posts

Prefeitura abre chamamento para preencher vagas remanescentes em creches de Boa Vista

O processo inicia nesta terça, 27, por meio do sistema Matrícula Online

1 minuto ago

Cooperativa recebe plantadeira da prefeitura para fortalecer agricultura familiar na zona rural

Equipamento integra as ações de reinvestimento do Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)

35 minutos ago

Masamy Eda deixa sede da Polícia Federal acompanhado de advogado

Ex-deputado foi flagrado se desfazendo de celular ao perceber a presença da Policia Federal

1 hora ago

MP recomenda interdição imediata da área de preparo de alimentos do HGR e pede providências urgentes à Sesau

Órgão constatou graves irregularidades sanitárias em inspeção realizada no local

3 horas ago

Masamy Eda é preso pela Polícia Federal

Ex-deputado foi flagrado se desfazendo de celular durante cumprimento mandado da PF

4 horas ago

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos

4 horas ago