Polícia

OPERAÇÃO FOGO AZUL: Polícia Civil deflagra operação contra cartel de gás de cozinha em Roraima

Na manhã desta quarta-feira,12, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DDCON (Delegacia de Defesa do Consumidor), deflagrou a Operação denominada “Fogo Azul”, para cumprir três mandados de busca e apreensão em Boa Vista.

Os alvos foram duas residências e a sede da ASSERG (Associação de Revendedores de Gás de Cozinha do Estado de Roraima). A Civil investiga a prática de cartel, assim como possível associação criminosa.

A operação policial contou com o apoio do DPE (Departamento de Polícia Especializada), da DERCC (Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos), da DPIPCD (Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência) e do GRT (Grupo de Resposta Tática).

O Delegado Titular da DDCON, Rodrigo Gomides coordenou a operação. No entanto, os delegados Eduardo Patrício, Kássia Poersh e Matheus Rezende, além do Diretor do DPE, Marcus Albano participaram da ação. As buscas ocorreram nos bairros Asa Branca, Equatorial e Cidade Satélite, na Zona Oeste Capital.

Os investigados são os empresários F. A. S., de 43 anos, a esposa dele, S. P. S. S., de 42 anos e N. S. A., de 33 anos.

O caso

De acordo com Rodrigo Gomides, as investigações, iniciaram após uma denúncia formalizada por um revendedor de gás. Conforme o relato, diversos revendedores da capital teriam pactuado um preço único para a comercialização do botijão P-13, impedindo a livre concorrência. E também lesando os consumidores.

A apuração aponta que o esquema teve início em meados do mês de setembro de 2024, coincidindo com a fundação formal da ASSERG. Documentos obtidos junto à empresa fornecedora de gás demonstram que, por cerca de 30 dias, as revendedoras mantiveram o valor de R$ 139,90 pelo produto. O que, de acordo com a Polícia Civil, caracteriza a prática de cartel.

“As investigações tiveram início após a denúncia de um empresário do setor de gás que estaria sendo coagido por membros da Associação a aderir a um preço fixo de revenda. Segundo o denunciante, ele inicialmente entrou em um grupo de WhatsApp onde revendedores definiam um valor único para o botijão de gás. Ao discordar da prática e sair do grupo, foi ameaçado, inclusive com intimidações veladas, tendo um dos investigados dito que, quem não aderisse ao preço deles, eles iriam colocar uma mangueira na boca e fazer o opositor quebrar economicamente”, destacou o Delegado.

Gomides informou ainda que, com o avanço das apurações, ficou constatado que, entre setembro e outubro de 2024, os revendedores fixaram o preço do gás em R$ 139,90. Impedindo, assim, a livre concorrência. A empresa fornecedora de gás também identificou a prática irregular e notificou a Associação.

“Diante das evidências, o inquérito policial foi instaurado e, em janeiro deste ano, representamos pelos mandados de busca e apreensão na casa dos envolvidos e na sede da Associação”, detalhou.

Associação

Segundo o Delegado, além das suspeitas de alinhamento de preços, as investigações revelaram que dois dos principais investigados, S. P. S. S. e F. A. S., ocupam cargos públicos na Prefeitura de Boa Vista e, ao mesmo tempo, administram empresas privadas, o que é proibido pelo Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei nº 458/1998).

“Caso a irregularidade seja confirmada, os envolvidos poderão responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), com possibilidade de demissão do serviço público”, ressaltou.

Outro ponto investigado é o possível uso da Associação para coagir revendedores independentes a aderirem ao esquema. Conforme depoimentos e provas documentais, os representantes da Associação teriam pressionado empresários locais a manterem os preços unificados, sob pena de represálias no mercado.

Material apreendido

Na Operação Fogo Azul na manhã de hoje, os policiais apreenderam celulares, pen-drives e notebooks. O material vai passar por perícia para análise das conversas e documentos que possam comprovar a manipulação de preços.

“Entre os alvos das buscas estão o presidente da Associação e sua esposa, proprietários de seis revendas de gás na capital, além do primeiro secretário da entidade”, disse o Delegado.

Gomides ressaltou que a ação ocorre na mesma semana em que se celebra o Dia Internacional do Consumidor, no próximo sábado, dia 15. E então reforça o compromisso da Polícia Civil de Roraima na proteção dos direitos da população.

“A Delegacia de Defesa do Consumidor alerta que denúncias sobre práticas abusivas podem ser feitas diretamente à instituição ou pelo disque-denúncia 181 ou no site da Polícia Civil”, disse.

Fogo Azul

O nome da Operação “Fogo Azul” faz referência direta ao gás de cozinha, que, quando queimado corretamente, produz uma chama azulada.

A escolha do nome simboliza a busca da Polícia Civil por transparência e legalidade no mercado de revenda de gás em Roraima.

Assim como o fogo azul indica uma combustão limpa e eficiente, a operação visa eliminar práticas ilícitas. Como, por exemplo, cartel e alinhamento de preços, garantindo um mercado justo e competitivo para a população.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Sine: Roraima oferta 80 vagas de emprego nesta quinta-feira, 12

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

48 minutos ago

Operação Catrimani II inutiliza maquinário utilizado no garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ação ocorreu no Alto Uraricoera, região de garimpo conhecido como “Pé da Cachoeira”

9 horas ago

Jovem é baleado na porta de igreja

Segundo relato de testemunha, vítima pedia água quando um homem efetuou três disparos

10 horas ago

Homem é preso por tráfico após cadela policial encontrar drogas

Com auxílio da Vicky, policiais apreenderam pacotes de skank, crack e dinheiro

11 horas ago

Homem que agrediu filha por se relacionar com outra mulher é denunciado

Adolescente foi enforcada com cinto e agressões só pararam após intervenção da irmã mais velha

12 horas ago

Carnaval: Defensoria reforça canais de denúncia contra assédio e violência

DPE oferece atendimento para casos urgentes durante fins de semana e feriados pelo WhatsApp (95)…

14 horas ago