A Polícia Civil de Roraima (PC) participa nesta terça-feira (5) da Operação 2 Face em conjunto com as Civis de Presidente Prudente, em São Paulo, de Goiás, do Pará e de Minas Gerais. A ação mira grupos suspeitos de pedir dinheiro por aplicativo de mensagem, usando fotos de familiares ou conhecidos das vítimas.
Conforme a Civil, em Roraima os agentes cumprem quatro mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão domiciliares.
De acordo com as investigações, eles são suspeitos de praticar crimes de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, falsa identidade, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As investigações iniciaram em Presidente Prudente, em 2021, após a denúncia de uma vítima que relatou as autoridades um prejuízo de R$ 34.391,00. Além dela, a Civil catalogou outras vítimas da mesma fraude através das redes sociais.
Dessa forma, com os cruzamentos de informações em fontes abertas e fechadas, os policiais identificaram que os criminosos estavam praticando o crime em outras cidades.
No total, a ação integrada cumpre 41 mandados de prisão e 56 mandados de busca e apreensão. Além disso, fez bloqueios e sequestros de contas cadastradas em 41 CPFs, além de uma dezena de sequestros de contas em cripto ativos.
Ao final dos trabalhos, a polícia deve apresentar o resultado da ação em Roraima.
De acordo com a Polícia Civil, o nome da operação foi escolhido em tradução simples da escrita americana “two face”, usando o número não extenso, “duas faces”.
É uma metáfora ao ardil eletrônico usado pelos criminosos que solicitam dinheiro das vítimas passando por conhecidos, inclusive, com fotografias retiradas das redes sociais ou telefônicas.
Fonte: Da Redação
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…