Polícia

Pela primeira vez, comando do 2º Batalhão da PMRR é assumido por uma mulher

Responsável pelo policiamento ostensivo da zona oeste de Boa Vista, o 2º Batalhão da Polícia Militar de Roraima (2º BPM) passou a ser comandado por uma mulher pela primeira vez. A tenente-coronel Camila Thomé assumiu oficialmente a função nesta quarta-feira, 4, em um marco histórico para a Corporação.

Roraimense e formada em Educação Física pelo IFRR (Instituto Federal de Roraima), a oficial ingressou na Polícia Militar em 2008. Iniciando, assim, a trajetória no Curso de Formação de Soldados (CFC). Desde então, construiu uma carreira marcada pela atuação em unidades operacionais estratégicas e em funções administrativas e de ensino.

A primeira lotação foi na Cavalaria da PMRR. Lá, Camila realizou o estágio de adaptação e o Curso de Especialização em Policiamento Montado (CEPM), permanecendo na unidade entre 2009 e 2013. Ao longo da carreira, concluiu os cursos de formação de cabos, sargentos e oficiais. Este último entre 2014 e 2016, na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), sendo classificada em primeiro lugar de sua turma.

Ao comentar o significado de assumir o comando do 2º BPM, a tenente-coronel destacou que a nomeação representa o reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de muitos anos.

“É uma grande honra poder comandar uma unidade operacional da Polícia Militar. Isso demonstra a confiança dos comandantes no trabalho que vem sendo realizado ao longo de uma longa jornada”, afirmou.

Representatividade feminina

Conforme a comandante, o momento também reforça a representatividade feminina dentro da Corporação. “Ter uma mulher no comando de um batalhão simboliza progresso e equidade em um ambiente historicamente masculino. Chegamos também com um olhar mais sensível e atento a determinadas demandas”, ressaltou.

Ao longo da carreira, Camila Thomé exerceu funções como subcomandante da Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário), comandante do Corpo de Alunos dos cursos de formação da PMRR, coordenadora de capacitação continuada, bem como diretora adjunta de Ensino e Pesquisa da Instituição. Além disso, em 2025, atuou como subcorregedora-geral da PMRR, ampliando a experiência na área administrativa e disciplinar.

Anteriormente, ela também foi pioneira ao se tornar a primeira mulher a comandar a Cavalaria da PMRR, função exercida em dois períodos. Em março de 2022, assumiu o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar, novamente como a primeira mulher à frente da unidade, e, posteriormente, comandou a 3ª CIPMFron (Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira), no município de Rorainópolis.

Prioridades do comando do 2º Batalhão

À frente do 2º BPM, a tenente-coronel Camila afirmou que a prioridade será fortalecer o vínculo com a comunidade, mantendo, assim, a continuidade do trabalho já desenvolvido pela unidade. “O contato com a população é fundamental. Vamos seguir com as modalidades de policiamento já existentes, sempre em parceria com outras unidades e setores da Polícia Militar”, explicou.

Ela destacou ainda que o foco é garantir boas condições de trabalho à tropa para refletir diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade. “Se a tropa estiver bem assistida e todos trabalharem em harmonia, quem ganha é a população, que é o nosso principal foco”, completou.

Sobre as responsabilidades do novo cargo, a comandante ressaltou que o comando de um batalhão traz desafios específicos. “São atribuições diferentes e também adicionais. O batalhão é uma unidade operacional, com contato direto com a população, atendimento de ocorrências e ações de prevenção primária. Isso exige gestão, equilíbrio e jogo de cintura, mas são responsabilidades que se complementam na carreira”, avaliou.

Atuação estratégica

O 2º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo de mais de 24 bairros da zona oeste de Boa Vista, além de loteamentos e conjuntos habitacionais em constante expansão, concentrando grande fluxo populacional e demandas operacionais diversas, o que então reforça a importância estratégica da unidade para a segurança pública da capital.

História do 2º Batalhão

A origem do 2º Batalhão da PMRR remonta ao final da década de 1990, quando foi implantado um ponto avançado de policiamento no bairro Santa Teresa. Em 1998, a estrutura foi transferida para a sede da 2ª Companhia do 1º BPM, dando origem à atual unidade.

Com sede no bairro Pintolândia, o batalhão recebeu, em 2015, a denominação de “Batalhão Sargento Everto”, em homenagem a um policial que dedicou sua carreira à unidade desde sua criação, tornando-se referência na história e identidade operacional do 2º BPM.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer

Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br…

28 minutos ago

MPRR recomenda regularização do controle de frequência e concessão de férias dos servidores após irregularidades no hospital de Caroebe

Órgão estabeleceu prazo de dez dias para a diretora da unidade informar medidas adotadas em…

58 minutos ago

Acordo entre Anvisa e MPF amplia ações de combate aos cigarros eletrônicos no Brasil

Parceria prevê compartilhamento de informações técnicas e apuração de infrações

1 hora ago

Suposta venda de 26 bezerros vira caso de estelionato em Mucajaí

Segundo relato, o comprador afirmou que já havia efetuado o pagamento a um representante que…

2 horas ago

Idoso tem mal súbito e morre após tentar agredir funcionários de comércio no Bonfim

De acordo com informações, o homem chegou alterado no estabelecimento

2 horas ago

Carteira de Trabalho Digital registra 7,3 milhões de consultas ao Abono Salarial no primeiro dia

Levantamento realizado até as 15h desta quinta-feira, 5, apontou grande procura pelo benefício, que começa…

2 horas ago