Polícia

Perda de documentos lidera registros de boletins de ocorrência na Delegacia Virtual de RR em 2023

Perda ou extravio de documentos é a ocorrência mais registrada na Delegacia Virtual da Polícia Civil de Roraima nos últimos dois anos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29).

Neste ano, houve registro de cerca de 4.630 Boletins de Ocorrência. No ano passado, foram 4.930 ocorrências de perdas ou extravios de documentos.

Na lista dos cinco tipos de ocorrências mais registradas nos últimos dois anos, conforme os dados da Delegacia Virtual, o de perda de documentos lidera. Em seguida, aparece Estelionato, com 1.967 B.Os registrados em 2023 e 2.109 no ano passado.

O registro de furto ocupa o terceiro lugar, com 1.611 comunicados em 2023 e 1.393 no ano anterior. Em quarto lugar está a ocorrência de acidente de trânsito sem feridos, com 1.425 registros em 2023 e 1.160 no ano passado. Por fim, outros fatos atípicos (não considerados crimes), ocupa o quinto lugar, com 616 registros, tanto em 2023 como em 2022.

Ao mesmo tempo, crimes como estupro, extorsão, falsidade ideológica, abandono de incapaz, assédio sexual, entre outros, tiveram baixos índices de registro em 2023 e 2022, alguns com apenas um registro online.

Para a delegada-geral em exercício da Polícia Civil de Roraima, Darlinda de Moura Viana, o alto índice de registros de perdas ou extravios de documentos ocorre devido à natureza do fato.

“A burocracia para registrar pessoalmente o boletim de ocorrência referente a perda de um documento é, muitas vezes, considerada desnecessária pelas pessoas. É melhor registrar no conforto de sua casa, por exemplo. Já os demais crimes, no qual muitas vezes se precisa de perícia ou algo do tipo, têm baixos índices de registro online, pois as pessoas preferem ir à Delegacia”, detalhou a delegada.

Aumento de registros online

Segundo a Polícia Civil, houve um pequeno aumento no total de registros feitos virtualmente quando comparados os períodos de 2022 e 2023.

Em 2022 ocorreram o total de 13.315 registros. E, até o dia 23 de dezembro deste ano, foram registrados 13.528 ocorrências, um aumento de 213 registros na plataforma da Delegacia Virtual, que tem atendimento 24h.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Escola de Boa Vista promove conscientização e ensina alunos a dizer não ao bullying

Rede Municipal de Ensino investe na prevenção para criar ambientes mais seguros e acolhedores

6 horas ago

Centro de Memória e Cultura em Boa Vista recebe exposição ‘Arte e Espectro’

Iniciativa busca dar visibilidade à produção artística. Visitação inicia no dia 11 e é gratuita…

6 horas ago

Boa Vista recebe espetáculo estrelado pelo ator Paulo Betti

Evento vai acontecer no dia 26 deste mês no Teatro Municipal. Ator também vai conduzir…

7 horas ago

Prefeitura de Boa Vista apoia vacinação de rebanhos nas comunidades indígenas

Estimativa é que cerca de 250 doses do imunizante sejam aplicadas por veterinários. Gestão segue…

8 horas ago

Homem que estuprou neta da companheira por três anos é condenado e preso em Mucajaí

Vítima relatou que, inúmeras vezes, a violência ocorria ainda enquanto ela estava dormindo, e para…

9 horas ago

Mães de crianças autistas denunciam demora para entrega da carteira de identificação pelo Governo de Roraima

Documento é essencial para o acesso a direitos e políticas públicas no estado

9 horas ago