A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro. As ações resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
De acordo com os investigadores, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão. A operação ocorre nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu os mandados em resposta às ações de golpistas. O órgão ressaltou que os envolvidos “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.
Conforme a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado. Assim como dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
Dessa forma, a Operação Lesa Pátria passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF.
Além disso, acrescentou ainda que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. Então basta entrar em contato com o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Fonte: Agência Brasil
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido