Polícia

PF realiza operação para monitorar ouro ilegal e avaliar os níveis de contaminação por mercúrio na Terra Indígena Yanomami

A Polícia Federal (PF), deflagrou a Operação “DNA do Ouro” durante os dias 4 a 6 de setembro, na Terra Indígena Yanomami. A iniciativa teve como objetivo a coleta de amostras com o propósito de determinar a assinatura geoquímica do ouro na região.

Além disso, a ação serviu ainda para avaliar os níveis de contaminação por mercúrio decorrentes das atividades garimpeiras recentes. Incluindo tanto na população indígena quanto em seu ambiente natural.

A operação integra o Programa Ouro Alvo, que visa criar um sistema de certificação de origem para fortalecer o monitoramento do ouro ilegal apreendido pela PF e pelas Forças Armadas

No âmbito desse programa, utilizam parâmetros como: morfologia, mineralogia, composição química e isotópica, que permitem a construção de parâmetros objetivos na rastreabilidade. A partir desses resultados, todas as informações coletadas serão inseridas em bancos de dados da Polícia Federal.

Garimpo ilegal

O garimpo ilegal é um dos principais geradores de desequilíbrio ambiental na região Amazônica. Dessa forma, essa atividade resulta na poluição de rios e peixes, que é uma das fontes de alimentos dos povos indígenas da região. 

Em agosto de 2022, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) manifestou preocupação com a alta contaminação dos peixes por mercúrio em rios do estado em razão do garimpo ilegal na Terra Yanomami.

Tal desequilíbrio ambiental pôs em risco a saúde coletiva da população, destacando os ribeirinhos e povos indígenas que dependem mais dos peixes desses rios.

Leia outras noticias sobre o assunto aqui:

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

7 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

10 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

12 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

12 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

13 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago