Polícia

Polícia alerta população sobre golpes em compras de madeiras para cercas

Uma nova modalidade de golpes aplicados por estelionatários e que tem sido recorrente em Roraima, levou o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) da Polícia Civil de Roraima (PCRR), delegado Fernando Olegário, a fazer um alerta à população na manhã desta quarta-feira (1º).

De acordo com ele o número de Boletins de Ocorrência (BOs) que relatam golpes de estelionatários em compra de estacas de madeira aumentou.

Como funcionam os golpes

De acordo com o delegado, os criminosos entram em contato com uma pessoa (identificada previamente por eles), que precisa de madeira. Então oferecem o serviço com facilidades, como a venda direto pelo WhatsApp, com entrega no local. Além disso, também ofertam um valor mais baixo do que o praticado.

“Ele afirma que vai deixar na propriedade desde que seja adiantada alguma quantia pecuniária. Então ao adiantar a quantia, ele informa que o carregamento já saiu com a madeira em direção à propriedade e no meio do percurso ele faz uma outra ligação avisando que o pneu furou e que precisa de mais um adiantamento. Após esse segundo adiantamento ele não atende mais aos telefonemas dessa vítima”, relatou o diretor do DPJC.

Para ganhar credibilidade e não deixar dúvidas na vítima, os golpistas enviam fotos de uma CNH categoria D. Ela seria do suposto motorista que irá levar a carga. Enviam também uma foto de um caminhão e da madeira a ser entregue.

“Então é muito importante que o cidadão que queira e precise fazer essa benfeitoria no seu terreno, vá direto na madeireira comprar o material. Ele não fique achando que vai fazer um excelente negócio adquirindo essa madeira de um atravessador, que muitas vezes não tem nem nota fiscal, por que eles vão cair num golpe”, avaliou Olegário.

O delegado ressalta que o registro do B.O é fundamental para combater a prática.

“É importante que seja feito o registro do Boletim de Ocorrência, por mais que a quantia perdida não seja expressiva. Por que a Polícia Civil tem como rastrear a conta utilizada no golpe e chegar a autoria do crime e assim identificar e responsabilizar esses golpistas”, concluiu.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

19 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

21 horas ago