Polícia

Polícia Civil de RR apreende 3 mil testes de Covid desviados do Amazonas

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) apreendeu três mil testes rápidos de Covid-19 desviados do Amazonas. Os agentes confirmaram somente nesta segunda-feira (24) que o desvio da rede pública do estado vizinho.

No entanto, a Polícia Civil chegou a apreender o material na sexta-feira (21). Os policiais encontraram os testes durante uma fiscalização no Posto do Jundiá. Os testes estavam em furgão que vinha do Amazonas.

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública, Magnólia Soares, os policiais pediram a nota fiscal, mas o motorista não apresentou e chegou a dizer a carga era uma doação da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas para a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau).

Dessa forma, os agentes fizeram contato com a Sesau e constataram que o estado não tinha conhecimento da doação. Logo, os agentes desconfiaram do transporte irregular.

“O motorista não apresentou a nota à equipe e afirmou não ter passado pela fiscalização no posto da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Os policiais então, conduziram o motorista e o carro até o posto”, contou Magnólia.

Houve, então, uma autuação pela Sefaz e a carga ficou retida. Em seguida, no sábado (22), um empresário pagou uma guia de imposto referente ao material. A ação deixou os agentes em alerta novamente.

“Quando nós tomamos conhecimento dessa liberação, empreendemos novas diligências. Também conseguimos reter novamente a mercadoria já aqui em Boa Vista”, relatou Magnólia Soares.

A ação na capital contou, ainda, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Os policiais encaminharam todos os envolvidos para a Central de Flagrantes.

Material desviado

Os testes desviados pertencem a rede pública do Amazonas, conforme a investigação da Polícia Civil. Segundo apurado pelos policiais, provavelmente, clínicas e laboratórios particulares de Roraima comprariam os testes desviados.

Após a apreensão e confirmação do desvio, a Civil fez contato com o governo do Amazonas para devolver os testes. Ainda de acordo com a delegada, os agentes continuarão investigando o suposto crime fiscal

Enquanto no Amazonas, investigarão o possível crime de peculato com a participação de um empresário de Roraima.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

59 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago