Polícia

Polícia Federal cumpre mandados em Boa Vista em operação contra contrabando de asiáticos para os EUA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31) a Operação Everest contra um grupo suspeito de contrabando de migrantes asiáticos para os Estados Unidos da América (EUA). Mais de 100 agentes cumprem 35 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva em várias cidades do Brasil, inclusive em Boa Vista, capital de Roraima.

Os investigados aliciavam migrantes da Ásia, principalmente de Bangladesh e Nepal, para entrarem ilegalmente nos EUA. Eles os levavam por rotas clandestinas, em condições perigosas, muitas vezes desconhecidas. As vítimas pagavam, em média, cerca de dez mil dólares americanos pelo “serviço”.

Como funciona o esquema

O esquema ocorria por meio de redes transnacionais que operam desde o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ponto de chegada dos migrantes no território nacional, até as cidades de fronteira do Norte do Brasil, utilizadas como corredor de acesso para os países vizinhos como a Bolívia, a partir de Guajará-Mirim (RO), e o Peru, a partir de Assis Brasil (AC), de onde as vítimas seguiam pela América Central, por via terrestre, até a fronteira mexicana com os EUA.

Os envolvidos identificados pela PF gerenciam pagamentos, documentação fraudulenta, assim como o transporte e travessia das fronteiras ao longo do trajeto. A investigação busca responsabilizar os encarregados tanto pelo apoio financeiro quanto pelo suporte logístico, e inclui agentes de viagens, taxistas, hoteleiros e “coiotes”.

Além disso, a Polícia Federal constatou fraudes nos pedidos de refúgio, para fins de entrada e permanência temporária no Brasil. Crescimento no número de pedidos de refúgio de nacionais sul-asiáticos, sem causas aparentes nos países de origem, indicou abuso na utilização do instituto humanitário.

A investigação iniciou a partir de prisões em flagrante de “coiotes” realizadas ao longo do ano de 2023 na fronteira com a Bolívia. Ao longo de 2024, seis pessoas foram presas em flagrante e 22 migrantes do Nepal e da Índia foram resgatados em Guajará-Mirim (RO). Os investigados supostamente cometeram o crime de contrabando de migrantes (promoção de migração ilegal) e de associação criminosa. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Motorista tem ‘apagão’ no trânsito e bate em poste de iluminação

Homem afirmou que não se recordava do que tinha acontecido; apesar do susto ninguém se…

2 horas ago

PIS/Pasep 2026: benefício começa a ser pago este mês; saiba quem tem direito a receber

Valor máximo do abono neste ano é de R$ 1.621 e é destinado a trabalhadores…

2 horas ago

Marceneiro tenta matar irmão com golpes de marreta e pá na cabeça no Senador Hélio Campos

Após atacar o irmão, o marceneiro fugiu do local ameaçando retornar para “terminar o serviço”,…

3 horas ago

Prouni divulga aprovados em primeira chamada; confira a lista

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo

3 horas ago

Vacina contra câncer criada há 20 anos pode mudar o futuro da doença

Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer

4 horas ago

Mototaxista é preso com cinco granadas em mochila no Cauamé

Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas

4 horas ago