Polícia

Polícia Federal investiga empresário e cantor de renome nacional suspeitos de envolvimento no financiamento do garimpo ilegal na TI Yanomami

A Polícia Federal investiga um empresário do ramo musical e um cantor de renome nacional suspeitos de envolvimento no financiamento do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A Operação Disco de Ouro foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (4) em Roraima, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Santa Catarina. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 130 milhões nas contas dos investigados. O cantor teria recebido ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora.

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022. À época, 30 toneladas de cassiterita se encontravam depositadas na sede de uma empresa investigada e estariam sendo preparadas para remessa ao exterior.

O inquérito indica ainda que o esquema trata-se de uma ‘lavagem’ de cassiterita retirada de forma ilegal. É que o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba (PA), e supostamente transportado a Roraima para tratamento. No entanto, a dinâmica ocorreria apenas no papel, visto que o minério tem origem em Roraima.

A Polícia Federal identificou transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas, bem como equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

4 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

28 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago