Polícia

Polícia Federal prende suspeito de matar indígena na Terra Yanomami

 A Polícia Federal (PF) com apoio da Polícia Militar de Roraima (PMRR) prendeu nessa sexta-feira (4) um dos suspeitos de efetuar disparos contra indígenas em abril o que resultou em duas pessoas feridas e um óbito. Quem expediu o mandado foi a 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima. O indivíduo estava foragido desde junho deste ano.

Relembre o caso com ação da Polícia Federal

Garimpeiros teriam efetuado disparos com arma de fogo em direção a indígenas da comunidade Uxiú, dentro da Terra Yanomami. Na época, duas equipes da PF, com apoio da FAB e da Funai se deslocaram aos locais relacionados ao conflito para iniciar as investigações. Por meio de diligências houve a indentificação de dois suspeitos.

As ações para retirada de invasores na Terra Yanomami continuam ocorrendo por meio de operações da PF, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Funai.

Retirada de garimpeiros da TY

De acordo com o Comando Militar da Amazônia, a Operação Ágata Fronteira Norte já realizou, desde o início do ano, mais de 100 desintrusões de garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Desse modo, nesse fim de semana, as forças armadas retiraram 12 homens e 3 mulheres da região roraimense do rio Palimiú. Nove deles se entregaram voluntariamente no último sábado, por intermediação de dois advogados, na sede do Posto de Controle e Interdição Fluvial localizado no rio Palimiú.

Por outro lado, as outras 6 pessoas foram detidas na madrugada desse domingo. Elas tentaram furar o bloqueio neste mesmo Posto de Controle. A embarcação estava carregada com 50 sacos de um minério conhecido como cassiterita, coletados ilegalmente. As forças policiais transportaram todos os 15 detidos para Boa Vista; e os conduziram até a sede da Superintendência da Polícia Federal.  

Conforme o Comando Militar da Amazônia, somente nos últimos 18 dias, a Operação deteve 80 pessoas. Além disso, registrou uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na região Yanomami.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

16 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

16 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

16 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

18 horas ago