Polícia

Polícia Federal prende suspeito de matar indígena na Terra Yanomami

 A Polícia Federal (PF) com apoio da Polícia Militar de Roraima (PMRR) prendeu nessa sexta-feira (4) um dos suspeitos de efetuar disparos contra indígenas em abril o que resultou em duas pessoas feridas e um óbito. Quem expediu o mandado foi a 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima. O indivíduo estava foragido desde junho deste ano.

Relembre o caso com ação da Polícia Federal

Garimpeiros teriam efetuado disparos com arma de fogo em direção a indígenas da comunidade Uxiú, dentro da Terra Yanomami. Na época, duas equipes da PF, com apoio da FAB e da Funai se deslocaram aos locais relacionados ao conflito para iniciar as investigações. Por meio de diligências houve a indentificação de dois suspeitos.

As ações para retirada de invasores na Terra Yanomami continuam ocorrendo por meio de operações da PF, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Funai.

Retirada de garimpeiros da TY

De acordo com o Comando Militar da Amazônia, a Operação Ágata Fronteira Norte já realizou, desde o início do ano, mais de 100 desintrusões de garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Desse modo, nesse fim de semana, as forças armadas retiraram 12 homens e 3 mulheres da região roraimense do rio Palimiú. Nove deles se entregaram voluntariamente no último sábado, por intermediação de dois advogados, na sede do Posto de Controle e Interdição Fluvial localizado no rio Palimiú.

Por outro lado, as outras 6 pessoas foram detidas na madrugada desse domingo. Elas tentaram furar o bloqueio neste mesmo Posto de Controle. A embarcação estava carregada com 50 sacos de um minério conhecido como cassiterita, coletados ilegalmente. As forças policiais transportaram todos os 15 detidos para Boa Vista; e os conduziram até a sede da Superintendência da Polícia Federal.  

Conforme o Comando Militar da Amazônia, somente nos últimos 18 dias, a Operação deteve 80 pessoas. Além disso, registrou uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na região Yanomami.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Conheça as regras de transição do cadastro biométrico para benefícios da Seguridade Social

Até 31 de dezembro de 2027, serão considerados válidos os cadastros biométricos da CNH, Carteira…

1 hora ago

Viroses do verão acendem alerta no retorno às aulas

Com salas fechadas, contato próximo entre alunos e altas temperaturas, infectologistas da Rede Ebserh reforçam…

3 horas ago

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

Proposta proíbe trabalho com menores, dificulta a progressão de regime e prevê reparação integral às…

4 horas ago

Dois homens morrem e um fica ferido após ataque a tiros no Asa Branca

Vítimas foram assassinadas dentro de casa

5 horas ago

Pobreza afeta desenvolvimento de bebês desde 6 meses, mostra pesquisa

Reversão pode ser estimulada com práticas simples

6 horas ago

Movimento Indígena de Roraima inicia mobilização para pedir justiça pela liderança Gabriel Wapichana

Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, foi encontrado morto após 10 dias de desaparecido

7 horas ago