Polícia

Policial Penal denuncia conduta abusiva por parte de superiores na Sejuc

Uma policial penal, identificada como Karoline Chagas de Almeida, denunciou na manhã desta quarta-feira (15), condutas abusivas por parte de seus superiores da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Ela protocolou um documento no Ministério Publico do Trabalho (MPT) nesta terça-feira (14). O documento pede medidas para os servidores.

De acordo com a denúncia, todo o caso iniciou no 1° curso de formação, com tentativas de intimidação.

“Trata-se de fato ocorrido no curso de formação da 1º turma da polícia penal […] Total de 460 alunos, presenciaram todo o ocorrido“, diz trecho do relato.

Karoline foi tirada do local onde estava durante o curso e levada para trás das turmas pelas coordenadoras. Conforme a agente, as três policiais se juntaram com outros dois e iniciaram uma série de condutas abusivas. Uma delas desferiu contra Karoline spray de pimenta de espuma.

Além disso, a vítima relata que, ao mesmo tempo que aplicavam spray em seu rosto, os policiais mostravam um prancheta com um documento de desistência. Ela recebeu a ordem de ficar em posição de flexão e que não limpasse os olhos.

Conforme o documento, mesmo com Karoline chorando e tossindo com o gás, os coordenadores do curso não paravam as intimidações.

“… intensa pressão psicológica empregada sem finalidade pedagógica. E sim com a finalidade de castigar ou simplesmente aplicar um sofrimento por mera satisfação pessoal. O intuito das coordenadoras foi constranger a aluna, reduzindo sua capacidade física e psicológica. Querendo forçar seu termo de desistência de forma abusiva”, pontua.

Policial relata persistência nas intimidações

Ainda de acordo com o relato, mesmo após o curso de formação, Karoline continuou sofrendo com a prática de condutas abusivas por parte dos mesmo servidores.

No dia 7 deste mês, Karoline recebeu a ordem de desempenhar suas funções, através de Indenização de Serviço Voluntario (ISV). Contudo, durante o serviço uma caminhonete com duas das policiais passou. E, em seguida, um outro agente chegou com uma espingarda. Então determinou que ela fizesse uso do armamento.

“De imediato o questionei e perguntei de quem tinha partido a ordem. Este me respondeu que foi ordem da diretora. Na ocasião relatei ao chefe de plantão que não iria ficar com o armamento. Pois já estava fazendo uso da minha pistola”

Segundo a denúncia, o agente seguiu em direção ao Departamento do Sistema Penitenciário Estadual (Desipe). E depois retornou acompanhado de um outro policial, gritando e falando de forma grosseira que se o armamento não fosse recebido a mulher seria lançada no livro de ocorrências.

Por fim, a policial pede do MPT medidas, a fim de coibir a conduta abusiva dos agentes em questão.

Citada

Em nota, a Sejuc disse que todas as cobranças que são feitas aos servidores são sempre pautadas dentro da legalidade e respeitando as legislações vigentes. Assim como as portarias e demais atos que norteiam o desenvolvimento das atividades dentro das unidades prisionais e sede da Sejuc. Disse ainda que, em nenhum momento, a Corregedoria atua no sentido de prejudicar ou amedrontar servidores.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

View Comments

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

28 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago