Polícia

Prefeitura de Boa Vista promove 150 guardas municipais em evento de comemoração aos 33 anos da corporação

A Prefeitura de Boa Vista realizou na noite desta quarta-feira (8) a promoção de 150 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em solenidade é alusiva os 33 anos da corporação. O evento ocorreu em frente à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

As promoções estão divididas entre as seguintes patentes: 30 inspetores de área para inspetor geral; 70 vagas de inspetores para inspetor de área; 45 de subinspetores para inspetor e, por fim, 5 de GMCs 2ª Classe para 1ª Classe.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) ressaltou a importância desse acontecimento, tanto para os agentes, quanto para a cidade de Boa Vista.

“Hoje é um momento de muita emoção. A Guarda Civil Municipal é uma tropa que vem fazendo grande diferença nos cuidados da nossa cidade, preservando o patrimônio público, atendendo ocorrências de segurança. Uma tropa que cresceu bastante durante todos esses anos. Hoje é uma das guardas civis mais bem equipadas do Brasil inteiro. E no dia de hoje a gente chega a completar 33 anos de Guarda Civil Municipal e também a promoção de 150 agentes”, disse.

‘Valorização’

Foto: Rosi Martins/Roraima em Tempo

Os agentes conquistaram a promoção devido ao bom desempenho das suas funções. A cada três anos, é previsto que eles recebam novas mudanças de patente, após uma avalição dos serviços prestados. E neste período, eles não podem conter faltas ou falhas em seu histórico funcional que assim impossibilitem o reconhecimento.

“É importante destacar que nós estamos falando da melhor guarda do Brasil […] a gente consegue esse status muito em função do servidores. Então hoje é um momento importante, é um momento de valorização profissional. Os servidores progridem e se promovem nas suas funções”, destacou.

O guarda Jorge Lima Ferreira, promovido para inspetor de área, está há quase 18 anos na carreira. Para ele, é um momento de festa.

“É uma festa para todos nós, guardas civis municipais. Sempre esperamos uma promoção. A gente trabalha com ascenção, com objetivo de subir sempre na carreira. Graças a Deus, a grande maioria aqui, todo mundo, está sendo promovido”, contou.

O mesmo é para a guarda Leiniz Guttyer, promovida de 2ª para 1ª classe. Conforme ela, a promoção se trata de um reconhecimento e valorização profissional.

“Ela [a promoção] influi em toda uma estrutura familiar, aumento de salário, valorização profissional. E nós só temos a agradecer”, destacou.

Guarda Civil Municipal

A GCM de Boa Vista é uma das mais bem equipadas e preparadas do Brasil. Dessa forma, a unidade atua na defesa e proteção do patrimônio público, o efetivo também presta serviços na segurança pública.

Do mesmo modo, uma das principais ocorrências atendidas estão a apreensão de entorpecentes, além de agressão, furtos, porte de arma branca e ameaças.

Além disso, desde 2017, o efetivo passou a atuar com uso de armas de fogo, através do convênio com a Polícia Federal (PF). Isso após cursos de capacitação, treinamento, bem como qualificação anual.

Benefícios recebidos

Portanto, somente na gestão do prefeito Arthur Henrique, os agentes já receberam diversos benefícios que qualificam a profissão.

Conforme a prefeitura, na atual gestão, o auxílio fardamento aumentou de R$ 800,00 para R$ 2.400,00. Além disso, o atual efetivo deve aumentar com o andamento do novo concurso da Guarda. A unidade então recebe mais 150 guardas.

Por fim, outra mudança é a mudança da idade limite de 35 anos para ingresso no cargo, a alteração no PCCR está publicada no Diário do dia 16 de fevereiro.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

4 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

4 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

4 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

5 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

5 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

7 horas ago