Polícia

PCRR investiga 64 denúncias de violência contra a pessoa idosa em 30 dias

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou nesta quinta-feira (18), que em 30 dias, a instituição investigou 64 denúncias de violência contra a pessoa idosa.

A instituição revelou os dados ao apresentar os dados da Operação Vetus II. Essa ação teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos.

A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante o período, policiais civis fizeram a triagem em 480 denúncias encaminhadas por meio do Disque 100. Logo depois, realizaram diligências nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caracaraí e Pacaraima.

De acordo com o delegado de Proteção ao Idoso, Paulo Henrique Moreira, em muitos casos as situações são resolvidas apenas na visita dos policiais. Pois tratam-se de problemas de relacionamento entre familiares em cuidar da vítima idosa.

Em contrapartida, nos casos mais graves, a PCRR ouve as partes e instaura procedimento visando a responsabilização do autor ou infrator.

Nos casos de violência contra o idoso confirmados, os de maior incidência são patrimoniais. Um exemplo é o estelionato praticado contra o idoso, envolvendo bancos.

“Vale salientar que os idosos são vítimas fáceis de estelionatários e, também, dos próprios familiares que subtraem valores dos idosos, das mais variadas formas, o que é crime”, disse.

Resultados

De acordo com PCRR, das 64 denúncias apuradas, não houve necessidade de se instaurar procedimentos. É que a polícia já acompanhava os casos.

De 1º de janeiro deste ano até esta quinta-feira (18), a Delegacia do Idoso tem 41 procedimentos em tramitação do Projudi (Processo Eletrônico do Judiciário de Roraima). A PCRR instaurou 18 inquéritos, ao passo que finalizou nove deles.

A Civil também Lavrou 50 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), efetuou a prisão em flagrante de seis pessoas e cumpriu dois mandados de prisão.

Além disso, representou por oito medidas protetivas relacionadas à pessoa idosa e 22 medidas protetivas de Urgência contra idosos.

Do mesmo modo, também foram registrados na Delegacia 361 boletins e ocorrência. Destes, 273 tiveram os procedimentos finalizados.

A Delegacia do Idoso recebeu ainda 278 boletins de ocorrência de outras unidades policiais, que estão em investigação.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

53 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

1 hora ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

3 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

4 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago