Polícia

Trio é preso por furto de objetos em veículos estacionados na capital; criminosos usavam dispositivo para bloquear trancamento dos carros

Um trio de nacionalidade venezuelana, de 37, 42 e 43 anos, foi preso por furtar objetos em veículos estacionados em Boa Vista.

De acordo com a Polícia Civil de Roraima (PCRR), o trio, formado por dois homens e uma mulher, utilizava um dispositivo conhecido como “Chapolin” para bloquear o sinal de trancamento dos carros e furtar os pertences deixados no interior deles.

As investigações

Do mesmo modo, a Civil explicou que iniciou as investigações após denúncia de um furto no último dia 12 de março.

O crime aconteceu em frente a uma loja agropecuária no bairro Liberdade. Uma bolsa foi furtada contendo um tablet, um canivete, cartões e uma lanterna. Ela estava em uma caminhonete L-200 branca.

Além disso, de forma paralela, a equipe já investigava um furto ocorrido em um supermercado dentro de um shopping na zona oeste da cidade.

Ação para conter o trio

Sendo assim, a polícia identificou dois homens e uma mulher como suspeitos do furto na L-200. Além disso, com base nas informações, os agentes localizaram o trio em um restaurante próximo à Rodoviária Internacional de Boa Vista.

Como resultado, a equipe encontrou com os suspeitos objetos furtados, além de um rádio comunicador e um controle remoto usado para bloquear o travamento eletrônico dos veículos.

Os suspeitos indicaram onde haviam escondido alguns dos objetos, incluindo um iPhone 15 Pro Max furtado no supermercado. O aparelho foi recuperado pela equipe policial, enterrado próximo da Rodoviária. No entanto, eles ainda negaram o crime. De acordo com a Civil, os acusados têm registros em dois inquéritos e quatro boletins de ocorrência relacionados a furtos no Estado do Amazonas.

Como funciona o golpe do “Chapolin”

O dispositivo, popularmente conhecido como “Chapolin”, segundo a polícia, bloqueia a frequência do controle remoto dos veículos. Ele então impede que as portas sejam trancadas corretamente. Dessa forma, os criminosos conseguem acessar o interior do carro e furtar os objetos deixados dentro dele sem a necessidade de arrombamento.

“O criminoso observa a vítima estacionando o carro e, quando ela se afasta, aciona o equipamento para impedir o acionamento do alarme. Muitas pessoas não conferem se o veículo realmente travou, o que facilita a ação criminosa.”

Proteção

Por fim, o correto é sempre verificar manualmente se as portas do carro estão trancadas. Evitar deixar objetos de valor dentro do veículo. Sempre que possível, estacione em locais seguros e vigiados, orientou a Civil.

A equipe levou o trio até sede do 2º DP, onde tiveram autuação em flagrante pelos crimes. Neste domingo, dia 16, eles passam por Audiência de Custódia. A Polícia Civil disse que segue investigando possíveis conexões deles com outros crimes semelhantes e reforçamos a importância de a população denunciar qualquer atividade suspeita.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sine: veja as 153 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 19

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

42 minutos ago

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

10 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

14 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

14 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

15 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

16 horas ago