Saúde

12 dos 15 municípios de Roraima tem ‘alto risco’ de epidemia de dengue, diz o LIRAa

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 5 e 9 de maio revelou que, 12 municípios de Roraima estão classificados como de alto risco para epidemia de dengue. Apenas os municípios de Caroebe, Normandia e Uiramutã apresentaram classificação de médio risco.

Além disso, a pesquisa avalia a presença de larvas do mosquito transmissor da dengue em domicílios e áreas próximas, permitindo às autoridades direcionarem ações de combate com maior precisão.

“O objetivo do LIRAa é identificar os locais com maior presença de larvas do mosquito Aedes aegypti. Permitindo que as autoridades de saúde direcionem as ações de controle de forma mais eficaz”, explicou a gerente NCFAD (Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosangela Santos.

Entretanto, nos focos mais encontrados, 73% dos municípios apresentaram lixo acumulado. Todos considerados depósitos passíveis de remoção, como principal tipo de criadouro. Dentre eles, pneus abandonados, bebedouros de animais e vasos de plantas, por exemplo.

“Esses depósitos são chamados de passíveis de remoção, ou seja, podem ser eliminados com ações simples da população e dos serviços municipais. O Estado orienta que sejam priorizadas ações como mutirões de limpeza, visitas domiciliares e educação em saúde para eliminação de criadouros”, reforçou a gerente.

Casos notificados

Entre 1º de janeiro a 26 de maio de 2025, Roraima registrou cerca de 1.069 casos suspeitos de dengue, com 251 casos classificados como prováveis. Isso representa um aumento de 41% comparado ao mesmo período de 2024.

“Temos um risco de ocorrência de uma epidemia, considerando o resultado do LIRAa e também a circulação dos quatro sorotipos da dengue no estado. Esse cenário exige resposta rápida e ações coordenadas”, completou Rosangela.

Por fim, o Núcleo enviou orientações a todas as secretarias municipais de Saúde para a intensificação das ações de controle vetorial. A recomendação é que os municípios iniciem imediatamente mutirões de limpeza. Além disso, devem reforçar campanhas de orientação à população, bom como fortalecer a atuação dos agentes de endemias nas áreas mais críticas.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago