Saúde

Ação pública pede que governo forneça médicos para Hospital de Mucajaí

Uma Ação Civil Pública, apresentada à Justiça, pede que o governo de Roraima forneça médicos suficientes para suprir a demanda do hospital de Mucajaí Vereador José Guedes Catão . O Ministério Público (MPRR) ajuizou a ação nessa quarta-feira (12) após denúncias dos vereadores do município sobre a situação da unidade.

O MPRR informou que a ação pede no mínimo dois médicos por plantão sob pena de multa diária. No entanto, não informou o valor estipulado. O órgão diz, ainda, que diligências no local constataram a ausência de médicos.

Procurado, o governo disse que o quadro está completo. Sendo composto por dois médicos clínico geral, um médico especialista em anestesiologia, um médico especialista em ultrassonografia, sete enfermeiros, 27 técnicos em enfermagem, três técnicos em laboratório e sete técnicos em radiologia.

No entanto, o vereador Joelson Costa (PL) disse estar surpreso com a nota. Afirmou, ainda, que o tem acesso à escala de médicos e que sequer há nome de especialista em anestesiologia na escala da unidade.

Os vereadores de Mucajaí denunciaram ao MPRR que a unidade ficou 24h horas sem médicos em 15 de dezembro de 2021. E nesta semana, voltaram a denunciar ao órgão falta de condutor de ambulância e técnico em radiologia.

Por atender todos os moradores do Sul de Roraima, o Promotor de Justiça Ulisses Moroni Júnior considerou que o serviço de saúde da unidade é imprescindível para a população local e regional.

“A adequação é requisito essencial ao serviço público relevante, de forma a não prejudicar o direito da comunidade usuária”, disse o promotor.

Denúncia dos vereadores

De acordo com a representação, os vereadores receberam a denúncia por servidores da unidade. Assim, constataram as contínuas faltas de condutores de ambulância e técnicos de radiologia desde outubro de 2021.

“Tais servidores são essenciais para o funcionamento da unidade hospitalar, pois sem condutores, os casos com maior complexidade e que exigem remoção, não tem como serem conduzidos para a capital, bem como os casos que exigem a realização de raio-x, que é comum, ficam a mercê tendo até que realizar tal exame em outra oportunidade”. Diz trecho da representação.

Conforme o documento, o MP deve tomar medidas para solucionar o problema de falta de servidores.

“Insistimos mais uma vez que o Ministério Público realize medidas para que o governo trate os cidadãos deste município com dignidade, pois estes não estão tendo nem o direito a saúde que tem previsão legal em nossa Carta Magna”. Diz outro trecho.

Fabrício Araújo

Recent Posts

Prefeito do Cantá nomeia a própria mãe para Secretaria do município

Em 2021, Ana Marta Costa de Castro também foi nomeada secretária municipal de Relações Institucionais.…

48 minutos ago

PL que amplia isenção do Imposto de Renda pode beneficiar mais de 30 mil roraimenses

Proposta enviada pelo Governo Federal ao Congresso tem potencial de isentar totalmente mais de 21,5…

2 horas ago

Carro com produtos de descaminho é apreendido em Boa Vista

Motorista foi apresentado na Delegacia da Receita Federal, juntamente com o veículo e o material…

3 horas ago

Babá, cozinheiro e frentista: veja as oportunidades de emprego no Sine-RR

Atendimentos acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na rua Pavão, nº 206, bairro…

6 horas ago

Dois homens são presos em flagrante por desviar mais de 200kg de merenda escolar da rede pública estadual em Boa Vista

Foram apreendidas cerca de oito caixas de frango e cinco de carne bovina

6 horas ago