Saúde

‘Ações vão ser intensificadas’, afirma Marina Silva sobre retirada de garimpeiros da Terra Yanomami

Em coletiva a imprensa desta segunda-feira (1º) a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, afirmou que as ações na Terra Yanomami vão ser intensificadas para a retirada total dos garimpeiros da região.

A ministra integrou a comitiva do Governo Federal, juntamente com as ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da Saúde, Nísia Trindade. Elas vieram à Roraima, após pedido para que o Ministério da Justiça, Segurança Pública e a Polícia Federal (PF) investigassem o ataque ocorrido na Comunidade Uxiu no sábado (29).

Leia mais aqui:

Suporte

Conforme Marina Silva é fundamental o suporte logístico à força de combate que atua nas operações para dar uma resposta a resistência dos garimpeiros.

“O apelo aos garimpeiros é para que saiam […] As ações do governo é de fazer ajustes nas operações com bases nos dados que vão surgindo a todo o momento. Dessa forma, a operação, ela vai sendo ajustada. […] O brasileiro não vai recuar em face à criminalidade. As ações vão ser intensificadas,” afirmou.

Ainda conforme Marina Silva, imagens de satélite mostram que ocorreu a desativação de diversos pontos de garimpos. No entanto, segundo dados do satélite e ainda observando em voos panorâmicos, existem locais de garimpos ativos.

“Ainda existem pontos de garimpo ativos e eles vão precisar ser desativados. E serão desativados com ações de inteligência e com todo o suporte de ações integradas”, explicou.

Além disso, a ministra Nísia Trindade reafirmou o compromisso de proteção aos povos indígenas. Ela visitou os indígenas feridos e manifestou pesas pela morte do agente de saúde Ilson Xirixana, de 36 anos.

“Nossa mensagem é continuar as ações de emergência sanitária. Avançar em situações que veio de uma grande degradação. Do mesmo modo, vamos e reunir forças com todos os ministérios para a proteção do povo Yanomami e paz de todo esse território”, disse.

As ações na Terra Yanomami

Da mesma forma a ministra Sonia Guajajara ressaltou que as ações também continuam conforme o cronograma e lembrou das ações já feitas na TI Yanomami.

“Existem ações humanitárias e ações de apoio e elas continuam conforme , cronograma. Nós ja temos uma mudança que é visível. Já foi reativado inclusive bases que não estavam ativadas”, disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago