Saúde

Acompanhantes de pacientes internados nas unidades de saúde do Governo também estão sem alimentação

Por conta de uma dívida de R$ 12,4 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a empresa contratada pela pasta e responsável por fornecer alimentação para 25 unidades de saúde em Roraima suspendeu parcialmente o serviço por falta de recursos. Após a repercussão da notícia, a reportagem recebeu diversos relatos de que não somente os funcionários, mas também os acompanhantes de pacientes não receberão mais refeições a partir desta quarta-feira (3).

Indignada, a acompanhante de uma paciente internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) disse que sequer teve direito ao café da manhã. “Nós recebemos a notícia que não vai ter comida para os acompanhantes. Hoje de manhã eles não trouxeram o café […] O Denarium não vai dar mais comida para os acompanhantes. Muita gente aqui não tem dinheiro para comprar comida. Eu mesma sou uma que não tenho”, salientou a mulher.

Uma plantonista do Pronto Atendimento Cosme e Silva, que preferiu não se identificar, disse que os funcionários não foram comunicados pela Sesau sobre a medida. “É revoltante. Estamos indignados […] O Governo simplesmente suspendeu a alimentação dos plantonistas em todas as unidades de saúde e não teve a decência de comunicar, de fazer um termo comunicando a todos os funcionários. Não teve essa empatia”, ressaltou a profissional.

A empresa que faz a distribuição da comida nas unidades de saúde do Estado enviou um ofício à Sesau nesta terça-feira (2) para comunicar a suspensão. A firma relata estar em situação de colapso financeiro por causa da falta de pagamento da pasta.

CGU

Controladoria Geral da União (CGU) também notificou a Secretaria da Saúde por meio de ofício no dia 11 de junho. O órgão de controle solicitou à titular da pasta, Cecília Lorenzon, para que informasse por qual razão os recursos federais repassados ao Estado de Roraima não foram utilizados para a quitação dos serviços.

Em nota, a Sesau informou que o fornecimento da alimentação nas unidades hospitalares está sendo normalizado gradativamente para acompanhantes de pacientes e servidores. Disse ainda que não deixou de fornecer refeições aos pacientes internados e em tratamento.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Poisé ne invez de querer gastar com Arraial ou expoferr melhor gasta pagando as empresas terceirizadas pq além de prejudicar os pacientes os acompanhantes de pacientes tem os funcionários das empresas terceirizadas TB qe muitos são pais e mãe de família outros tem aluguel pra paga

Recent Posts

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

1 hora ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

2 horas ago

Ex-procurador do Estado, condenado a 202 anos por pedofilia é solto pela Justiça

Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…

3 horas ago

Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros

Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses

3 horas ago

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

4 horas ago

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

5 horas ago