Saúde

Acompanhantes de pacientes internados nas unidades de saúde do Governo também estão sem alimentação

Por conta de uma dívida de R$ 12,4 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a empresa contratada pela pasta e responsável por fornecer alimentação para 25 unidades de saúde em Roraima suspendeu parcialmente o serviço por falta de recursos. Após a repercussão da notícia, a reportagem recebeu diversos relatos de que não somente os funcionários, mas também os acompanhantes de pacientes não receberão mais refeições a partir desta quarta-feira (3).

Indignada, a acompanhante de uma paciente internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) disse que sequer teve direito ao café da manhã. “Nós recebemos a notícia que não vai ter comida para os acompanhantes. Hoje de manhã eles não trouxeram o café […] O Denarium não vai dar mais comida para os acompanhantes. Muita gente aqui não tem dinheiro para comprar comida. Eu mesma sou uma que não tenho”, salientou a mulher.

Uma plantonista do Pronto Atendimento Cosme e Silva, que preferiu não se identificar, disse que os funcionários não foram comunicados pela Sesau sobre a medida. “É revoltante. Estamos indignados […] O Governo simplesmente suspendeu a alimentação dos plantonistas em todas as unidades de saúde e não teve a decência de comunicar, de fazer um termo comunicando a todos os funcionários. Não teve essa empatia”, ressaltou a profissional.

A empresa que faz a distribuição da comida nas unidades de saúde do Estado enviou um ofício à Sesau nesta terça-feira (2) para comunicar a suspensão. A firma relata estar em situação de colapso financeiro por causa da falta de pagamento da pasta.

CGU

Controladoria Geral da União (CGU) também notificou a Secretaria da Saúde por meio de ofício no dia 11 de junho. O órgão de controle solicitou à titular da pasta, Cecília Lorenzon, para que informasse por qual razão os recursos federais repassados ao Estado de Roraima não foram utilizados para a quitação dos serviços.

Em nota, a Sesau informou que o fornecimento da alimentação nas unidades hospitalares está sendo normalizado gradativamente para acompanhantes de pacientes e servidores. Disse ainda que não deixou de fornecer refeições aos pacientes internados e em tratamento.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Poisé ne invez de querer gastar com Arraial ou expoferr melhor gasta pagando as empresas terceirizadas pq além de prejudicar os pacientes os acompanhantes de pacientes tem os funcionários das empresas terceirizadas TB qe muitos são pais e mãe de família outros tem aluguel pra paga

Recent Posts

Vereadora Regiane Matos comemora ampliação de saúde para população de Boa Vista com a inauguração de duas novas UBSs

Bairro Said Salomão e P.A Nova Amazônia ganharam Unidades Básicas de Saúde esta semana

3 horas ago

Após Assembleia abrir processo de impeachment, partido do governador pede anulação de reeleição de Sampaio na Justiça

Sampaio foi reeleito em fevereiro deste ano, de forma antecipada para o biênio 2025/2026. Ele…

4 horas ago

Homem morre após ser atingido por tora de madeira em serralheria no interior de RR

Testemunha relatou à Polícia Militar que a vítima estava soltando os cabos de aço do…

4 horas ago

Prefeitura de Boa Vista constrói retornos nas avenidas Brasil e das Guianas; medida visa melhorar tráfego

Retornos estão sendo implantados próximos da Praça Simon Bolívar

4 horas ago

Apresentação do padre Fábio de Melo, Toni Garrido, teatro e tradicional Corrida 9 de julho: confira a programação do aniversário de Boa Vista

Capital comemora 134 anos com diversas atrações para a população. Eventos iniciaram nesta sexta-feira (5)

6 horas ago

Vencedores da Mostra Fotográfica 9 de Julho serão premiados nesta sexta-feira, 5

Tema deste ano foi 'Boa Vista seguindo em frente, nossa gente, nossos sonhos, nossas conquistas'

7 horas ago