Crianças Yanomami enfrentam crise na saúde - Foto: Divulgação
Em resposta à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo Federal informou nessa segunda-feira (22) que está prestando assistência às crianças Yanomami.
De acordo com o documento, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realiza o acompanhamento nutricional das crianças menores de cinco anos assistidas pelo DSEI Yanomami.
O esclarecimento diz ainda que, em 2019, aproximadamente 90% das crianças menores de cinco anos recebiam acompanhamento da Vigilância Alimentar e Nutricional.
Desde então houve uma redução brusca de 30% no serviço, onde agora, 60% das crianças estão recebendo acompanhamento em 2021. O motivo seria os impactos da pandemia de Covid-19.
Ainda conforme o documento, o Ministério da Saúde repassou mais de R$ 181 milhões ao DSEI Yanomami entre 2020 e 2021. Além disso, está previsto que este ano seja repassado mais R$ 7,5 milhões ao distrito.
O Ministério da Saúde destacou que o DSEI Yanomami em Roraima foi o que mais recebeu recursos em 2021 dentre os 34 DSEIs do país. Neste ano, houve acréscimo de 14,5% de provisão recebidas pelo distrito, se comparado ao ano de 2020.
O DSEI Yanomami atende mais de 28 mil indígenas, de 366 aldeias e 5 etnias diferentes. De acordo com o documento o distrito é composto por uma Casa de Saúde Indígena (Casai), 37 Polos Base e 78 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs).
Apesar das medidas apresentadas no documento pelo Governo Federal, a malária segue vitimando crianças Yanomami. Só na última semana, duas crianças morreram por falta de atendimento médico, ambas com sintomas de malária, desnutrição, bem como de pneumonia.
Além disso, também na semana passada foi relatado sobre uma criança em estado grave na comunidade Macuxi Yano. Do mesmo modo, outras duas diagnosticadas com malária foram resgatadas no dia 18 deste mês na comunidade Xaruna. Elas estavam internadas em estado grave no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista.
Por Fabiola Valentina
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…