Cecília Lorenzon - foto Eduardo Andrade/ALE-RR
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) adiou a convocação da secretária de Saúde do Governo, Cecília Lorezon. O presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), enviou ofício para informar a decisão na terça-feira (8).
Cecília deveria ter ido prestar informações sobre a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth nesta quinta-feira (10). Entretanto, a nova data ficou definida para 23 de outubro.
O requerimento para convocar a secretária foi aprovado em plenário na sessão ordinária do dia 24 de setembro. A solicitação tem autoria conjunta de Soldado Sampaio e do presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Cláudio Cirurgião.
A secretária deve prestar informações e discutir assuntos relacionados à saúde pública, com ênfase nas mortes de mães e bebês na maternidade.
O pedido ocorreu depois do caso da criança que teria morrido logo após o nascimento por falta de oxigênio na maternidade inaugurada recentemente. A mãe da criança teve complicações, foi transferida para UTI no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde também morreu uma semana depois.
O pai da criança, Rodrigo Silva, procurou a imprensa para denunciar a situação, mas a Sesau o acusou de mentir e a imprensa de fake news. Disse ainda que a gestante não teria feito o pré-natal da forma adequada, tendo realizado apenas 4 consultas durante a gestação. Logo, Rodrigo gravou vídeo e enviou à imprensa com caderneta da esposa que mostra que, na verdade, ela fez 9 consultas. Ou seja, 3 a mais que o necessário e preconizado pelo Ministério da Saúde.
A reação da Secretaria de Saúde gerou polêmica e causou revolta tanto na família das vítimas, quanto na população. Desse modo, populares organizaram uma manifestação em frente à maternidade.
Depois de toda a polêmica, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) instaurou inquérito para apurar o caso e a Sesau disse ter aberto procedimento administrativo.
A família das vítimas está reunindo documentos para entrar na Justiça.
Fone: Da Redação
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal