Os cuidados com a saúde bucal na primeira infância foram reforçados por meio do programa Baby Spa. na terça-feira (25) dia nacional do dentista e da saúde bucal, os profissionais da UBS Aygara Motta, realizaram um momento especial com os bebês.
Assim, o cuidado com a saúde bucal vem desde a Primeira Infância, antes mesmo de surgirem os primeiros dentinhos.
Logo, a cirurgiã-dentista, Arlane de Oliveira Viana, explicou as atividades foram inseridas para somar na higienização bucal infantil.
Observamos que muitas crianças pequenas chegavam até a unidade com cárie e dependendo da idade da criança o tratamento é mais difícil, pois elas já chegam temerosas do motorzinho do dentista. Foi pensando nessa situação que realizamos o pré-natal odontológico” disse.
Da mesma forma, no pré-natal odontológico é feito o acompanhamento da gestante. Ela então recebe informações e orientações sobre a importância da alimentação saudável para que o bebê já nasça saudável.
“Elas aprendem a higienizar a boca dos bebês desde cedo. inclusive após a amamentação, passando a pontinha da fralda, depois passam a higienizar com a escovinha, além de higienizar chupetas e mamadeiras”
A mãe da Helena Valentina de três meses, Nayara Cruz, 23, é recepcionista e parabeniza o programa e o cuidado dos profissionais com as duas.
“Agradeço muito todo o cuidado e atenção dos profissionais. São orientações que refletem na saúde da bebê e na nossa também, principalmente quando estão nascendo os primeiros dentinhos, onde eles sofrem um pouco e a gente sofre junto”.
“Hoje o profissional atua na prevenção e educação da comunidade para evitar problemas e doenças, pois está tudo interligado. Alguns pacientes vivem sem condições bucal, sem mastigar alguns alimentos, como os idosos, por exemplo, as sequelas de cuidados não tomados desde o início são essas, por isso priorizamos esse cuidado desde a gestação, continuando com a puericultura, saúde do bebê […]” disse a dentista.
Do mesmo modo, em Boa vista, nove unidades básicas com consultórios lúdicos para os pequenos perderem o medo do dentista.
Semelhantemente,
são 27 unidades básicas de saúde e 32 consultórios odontológicos que disponibilizam os serviços. Clique aqui para ter acesso à lista.
Por fim, a capital recebeu no último levantamento SB Brasil, do Ministério da Saúde, classificação satisfatória na avaliação das condições de saúde bucal da população. A pesquisa acontece a cada dez anos em municípios de todo o país.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido