Saúde

Boa Vista apresenta redução de risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou o resultado do 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 em Boa Vista, ocorrido entre setembro e outubro. De acordo com os resultados, a capital apresenta médio risco de transmissão para dengue, zika e chikungunya com uma média de 1,3%. É o índice mais baixo do ano em relação aos levantamentos anteriores.

Dos 8.304 imóveis visitados, 105 deram positivo para larvas de Aedes aegypti e 33 para Aedes albopictus. Foram pesquisados 58 bairros, onde apenas 4 foram classificados como índice de infestação predial de alto risco, 21 médio risco e 33 baixo risco. Apesar dos bons resultados, a superintendente de Vigilância em Saúde Ana Paula Merval reforça a necessidade dos cuidados por parte da população.

“O relatório do LIRAa ainda recomenda que os cidadãos façam a verificação diária da parte interna e externa de seus imóveis, considerando que o principal criadouro que contribui com a proliferação do Aedes hoje está presente nos quintais, da própria população”, disse ela.

Tipos de imóveis

O LIRAa é uma pesquisa que ocorre periodicamente nos imóveis do município para mapear, assim como identificar focos de dengue, zika e chikungunya. Dos criadouros identificados, 47,1%, estão localizados em depósitos móveis como bebedouros, recipientes e vasos; seguido por 22,3% nos depósitos a nível do solo como barris, tanques e poços; 12,4% no lixo, 11,6% em pneus e 5,0% em depósitos fixos como calhas e lajes. 95,8% das amostras positivas tratam-se de coletas em residências e comércios, enquanto 4,8% representam terrenos baldios.

Ações de combate à dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura segue atuando no município, visitando as casas e alertando sobre os riscos, sobretudo nas áreas de alto índice. Além das visitas, as equipes de combate a endemias fazem bloqueio vetorial em casos notificados para Dengue, Zika e Chikungunya, monitoramento em borracharias e ferros-velhos e palestras em órgãos públicos sobre o ciclo de vida e eliminação do mosquito.

Veja no mapa os bairros com alto risco:

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

2 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

5 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

6 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

6 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

6 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

8 horas ago