Saúde

Celebração e homenagens encerram programação de 25 anos do Hospital da Criança

Nesta sexta-feira, 15, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) encerrou a programação em comemoração aos seus 25 anos de história, celebrados no dia 13 de agosto. O evento aconteceu no estacionamento da unidade e contou com a presença de autoridades, servidores e membros da sociedade civil.

Em seu discurso, o prefeito Arthur Henrique destacou que o HCSA é um dos maiores hospitais infantis do Brasil e da Amazônia. Além disso, ressaltou que 2025 foi um ano de grandes conquistas para a instituição.

“O nosso hospital registra um aumento significativo na demanda durante o período sazonal, quando as chuvas começam e surgem doenças respiratórias nas crianças. Mas, neste ano de 2025, pela primeira vez na história, não tivemos nenhuma criança sendo atendida nos corredores. Isso é resultado de investimentos consistentes, da ampliação da infraestrutura, da gestão eficiente do hospital e, principalmente, da dedicação exemplar dos nossos profissionais”, afirmou o prefeito.

Arthur Henrique também ressaltou os avanços na ampliação da unidade hospitalar ao longo de sua gestão, entre eles a modernização do Centro Cirúrgico, o aumento do número de leitos de UTI, de trauma e do pronto atendimento.

“O nosso desafio é manter o hospital em constante expansão. Estamos construindo um novo bloco administrativo, ampliando a Central de Esterilização e o Centro de Nutrição. Também estamos licitando recursos para ampliar o bloco de atendimento laboratorial e expandir ainda mais o Centro Cirúrgico. Tudo isso para oferecer às nossas crianças um atendimento cada vez mais qualificado”, enfatizou.

Celebração homenageou a primeira paciente atendida pela unidade

Durante a celebração, o público prestigiou apresentações do Coral ArtCanto, da dança indígena do grupo Parixara Kapoi e de música instrumental pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Também foram homenageados com entrega de placas os servidores mais antigos da unidade.

Entre os homenageados estava a roraimense Eliz Nayane Andrade, a primeira paciente atendida no HCSA, registrada no prontuário nº 001 quando tinha apenas 1 ano de idade. Hoje, aos 26 anos, ela atua como enfermeira no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami).

“Fico emocionada e honrada em saber que fui a primeira paciente atendida no Hospital da Criança. Hoje, trabalho na área da saúde, uma profissão desafiadora e gratificante, pois me permite ajudar o próximo. Espero, um dia, poder fazer parte da equipe deste hospital”, declarou.

Equipe fortalecida de profissionais

A diretora do hospital, Laudineia Barros, destacou que os 25 anos da unidade também simbolizam uma equipe mais fortalecida, resultado dos investimentos da gestão, que garantem melhores condições de trabalho e o engajamento dos profissionais no processo de organização.

“O investimento, tanto em infraestrutura quanto na valorização de cada servidor, estimula nossos profissionais a atuarem de forma mais eficiente. Com conforto e organização, o trabalho flui melhor — e isso faz toda a diferença na assistência e no cuidado com as crianças”, ressaltou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

6 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

7 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

8 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

9 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

9 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

10 horas ago