Saúde

Centro de Atenção Especial do governo está sem limpeza, merenda e ônibus, diz denúncia

Uma funcionária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), antigo Viva Comunidade, denunciou à reportagem sobre a falta de assistência do Governo do Estado. De acordo com o relato feito nesta quarta-feira (16), a unidade está sem limpeza, merenda e ônibus.

Ainda, segundo a mulher, por conta da ausência de assistentes de alunos, os professores se recusam a iniciar as aulas, pois sem os profissionais, os servidores não tem condição de realizar o trabalho.

“Veio a ordem da Secretaria de Educação querendo saber por que os professores ainda não começaram a atender. Disseram que os professores não tinham autorização de não ter começado. Os professores bateram o pé e falaram que não vão atender”, relatou.

Ela relatou ainda que os assistentes são essenciais para o trabalho dos professores. Sem os assistentes, os docentes não podem deixar a sala de aula para dar auxílio a um aluno especial para ir ao banheiro, por exemplo.

“[O professor]… está com duas crianças com paralisia cerebral. Uma precisa ir ao banheiro, aí como o professor vai levar no banheiro e deixar a outra sozinha?”, indagou.

Dessa forma, os docentes concordaram que as aulas só vão iniciar quando o quadro de funcionários estiver completo.

Sem transporte

Conforme a funcionária, na atual gestão, houve a retirada dos ônibus do Centro. Os veículos eram utilizados para locomover alunos que não tinham condições de ir ao local.

“Antigamente a gente tinha ônibus. Quando entrou esse atual governo, eles tiraram os ônibus. Acho que era uma média de seis ônibus. O ônibus passava, deixava aqui [os alunos] e no final da tarde vinha buscar”, relatou.

Por conta da retirada do transporte, houve uma grande redução na demanda de atendimento. De acordo com a denunciante, muitos pais não têm condições de levar os filhos.

“Imagina, trazer uma criança de cadeira [de rodas] num ônibus circular. Não tem como. É uma coisa que os pais batem na tecla há muitos anos, mas já até desistiram”, disse.

Sem equipe de limpeza

Ainda conforme a denúncia, o centro também está sem equipe para realizar a limpeza. De acordo com a funcionária, duas senhoras nomeadas para uma função diferente é que fazem a limpeza de todo o prédio, composto por sete blocos.

Ela relatou ainda que desde o início da atual gestão os professores que fazem a higienização de alguns setores da unidade, pois as duas servidoras não dão conta devido ao tamanho do prédio.

“Já nesse atual governo, acabou com a equipe de limpeza. Duas senhoras que são lotadas como assistentes de alunos há anos tem que limpar o prédio. Elas não dão conta porque são sete blocos e a área é enorme. Então o que eles [os gestores] priorizam? Eles limpam as salas da equipe da saúde. Em todo esse tempo de governo, os professores é que tem que fazer a limpeza”, contou.

Sem merenda

Por fim, a mulher disse que há três anos, o governo retirou a merenda dos alunos que são atendidos pela Secretaria de Educação. Conforme ela, a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) afirma que a responsabilidade da alimentação dos alunos é da Seed. Por outro lado, a Seed diz que é de responsabilidade da Setrabes. Por conta disso, os alunos ficam sem a merenda.

Citado

O Roraima em Tempo procurou o Governo de Roraima que nega a falta de servidores no local. Também disse por meio de nota que o Centro está passando por “revitalização para a retomada das atividades e está em fase de contratação de servidores da limpeza e de cuidadora.”

Já sobre a merenda, também disse que é servida normalmente no local.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

33 minutos ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

10 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

12 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

16 horas ago