Saúde

Centro de referência em saúde indígena é aberto na Terra Yanomami

Um centro de referencia em saúde indígena foi aberto na Terra Yanomami, na região do Surucucu em Roraima.

 A unidade foi inaugurada na última sexta-feira (21. Assim, vai atender urgência, consultas, exames e o tratamento de malária e desnutrição. Desde o começo do ano, o Governo Federal mobiliza uma operação interministerial para o atendimento aos povos dessa região.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a agilidade na realização do projeto. “Três meses após termos declarado a Emergência em Saúde Pública no território por desassistência, já avançamos muito frente a inadmissível situação de abandono encontrado”.

Dessa forma, o Centro de Referência tem estimativa para atender quase 3 mil pessoas de 46 aldeias. Logo, cerca de 100 pacientes por dia. A ministra Nísia explicou a importância do centro.

“É uma conquista importante para garantir a assistência na região, que foi uma das mais afetadas. Com essa estrutura reduziremos as remoções para Boa Vista, capital de Roraima, dessa maneira, reduzindo o impacto no sistema de saúde da capital e também atendendo melhor próximo ao território de moradia de tantos indígenas do povo yanomami”.

Além disso, a equipe contará com cerca de 30 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, nutricionistas e técnicos de nutrição, técnicos de laboratório e farmacêuticos.

Por fim, as unidade tem ala ambulatorial, sala de acolhimento e triagem, salas de estabilização, consultórios, lactário, farmácia, laboratório e microscopia. A estrutura permanente também terá refeitório, centro de convivência e redários. Assim, a recuperação nutricional de crianças encontradas em estado de saúde crítico é uma das ações.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Quase 13 mil eleitores em Roraima podem ter título cancelado; saiba como regularizar

Prazo para regularização termina em 19 de maio

4 minutos ago

AME BV: com palestras e histórias de sucesso, workshop inspira empreendedores no fortalecimento dos negócios

Evento reuniu 150 beneficiários da agência na Sala de Multiúso do Teatro Municipal

1 hora ago

Comerciantes reclamam de demora para entrega de obra no estacionamento do Estádio Canarinho e cobram retorno das atividades

Proprietários de boxes de alimentação no local afirmam que aguardam há meses por uma solução…

2 horas ago

Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez

Dados foram divulgados nessa quarta, 9, pelo Censo Escolar do MEC

3 horas ago

MP instaura inquérito para apurar supostas irregularidades em autorizações de uso da água pela Femarh

Informação está publicada no Diário Eletrônico do órgão desta quarta-feira, 9

5 horas ago